O mutirão de combate à dengue deste sábado (25), em Rio Claro, será no bairro Mãe Preta. As ações são realizadas semanalmente nos bairros, intensificando o trabalho preventivo ao Aedes aegypti. Os agentes orientam a comunidade e recolhem os possíveis criadouros, com o apoio do caminhão cata bagulho.
“Infelizmente ainda temos encontrado muito material que pode ser usado como criadouro do mosquito transmissor”, observa Paula Kannebley, diretora de Vigilância em Saúde. Durante os mutirões os agentes recolhem criadouros encontrados em residências, terrenos, praças, entre outros. “Muito material é descartado irregularmente, o que contribui para a proliferação da dengue”, acrescenta a diretora.
No mutirão da semana passada foi recolhida mais de uma tonelada de materiais e desde o início do ano já são mais de 20 toneladas de materiais recolhidos nos mutirões. “A contribuição da comunidade é muito importante e é preciso que todos se conscientizem dos riscos à saúde que são causados pelo descarte irregular de resíduos”, afirma Diego Reis, gerente do Centro de Controle de Zoonoses.
Os moradores podem colaborar com os serviços de sábado colocando nas calçadas logo pela manhã, materiais inservíveis que serão recolhidos durante a ação, facilitando o trabalho das equipes. O mutirão terá o apoio da Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria de Obras. “Além do trabalho dos agentes, também será realizada limpeza de área usada para descarte irregular de materiais”, informa Maria Julia Guarnieri Baptista, chefe de núcleo do CCZ, acrescentando que, em caso de chuva, não haverá mutirão