As previsões apontam, sim, declínio das temperaturas para o fim de semana. Os últimos dias já foram mais frios, porém, sábado e domingo devem ser ainda mais gelados.
De acordo com o Centro de Análise e Planejamento Ambiental – Ceapla, da Unesp de Rio Claro, a temperatura mais baixa do ano em Rio Claro foi registrada por volta das 7 horas da manhã dessa quarta-feira (22), que ficou em 10 graus.
Nos próximos dias, é bom preparar os casacos e cobertores. “Vai ter uma frente fria entre quinta e sexta-feira. Depois da passagem, uma queda das temperaturas”, confirmou o técnico do Ceapla, Carlo Burigo.
De acordo com a previsão, no sábado e domingo as mínimas variam entre de 6 e 7 graus e as máximas entre 22 e 24 graus.
A chegada do inverno acontece no dia 21 de junho, às 12h54, e termina em 23 de setembro. Especialistas ainda não analisaram se será ou não uma estação com frio mais rigoroso.
De acordo com a Agência Brasil, a capital paulista registrou na terça-feira (21) a menor temperatura do ano, ao atingir 15 graus. A partir da próxima sexta-feira, as temperaturas devem cair ainda mais com a chegada de uma frente fria ao estado. O frio deve ser de 10 graus.
“A massa de ar frio prevista não é singularmente intensa para o mês de maio, mas por neste ano as temperaturas mínimas estarem apresentando desvios constantes em relação à média, a queda de temperatura virá com ventos moderados a intensos com sensação de temperatura menor”, disse o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (InMet), Franco Nadal Junnqueira Villela.
Ainda conforme divulgado pela Agência Brasil, na sexta-feira a frente fria cruza o estado, favorecendo a ocorrência de chuvas e ventos de moderada a forte intensidade, seguido de declínio acentuado de temperaturas. Sábado terá o amanhecer mais frio do ano, com formação de névoa úmida no centro-leste e predomínio de sol no decorrer do dia.