A advogada Ionita de Oliveira Krugner foi nomeada como Coordenadora da 2ª Coordenadoria Regional da Mulher Advogada da OAB-SP. A Portaria da OAB São Paulo foi publicada no dia 17 de maio. Ionita, que atua em defesa dos direitos da mulher e políticas públicas para este público, integra a Comissão da Mulher Advogada de Rio Claro desde 2013.
A coordenadoria Regional da Mulher Advogada da OAB-SP tem por objetivo a valorização, incentivo e orientação aos trabalhos da Comissão da Mulher na região, em conjunto com a Comissão São Paulo.
Ao Diário do Rio Claro, Ionita declarou que os desafios são inúmeros. “Sim, especialmente pela igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres, mas também pelos efeitos democratizantes da Lei Maria da Penha, que tem que ser vista com uma dimensão macro, sobretudo com vistas nos direitos humanos”, declarou a advogada acrescentando que a Lei Maria da Penha tem dimensão de prevenção e não totalmente voltada para penal. “Diante desse contexto, podemos cobrar ações neste sentido. Porque o estado que tem que garantir a segurança das mulheres, como prevê a constituição”, observou.
Entre as reivindicações para Rio Claro está o funcionamento do Anexo da Violência, que está com salas e equipamentos prontos, além de funcionários que já foram nomeados. O novo departamento que trará agilidade para os processos de violência doméstica aguarda deliberação do Tribunal de Justiça.