A sessão da Câmara dessa segunda-feira (20) foi marcada pela cobrança de vereadores em relação à situação da sindicância aberta pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (Democratas) para apurar irregularidades no contrato da concessionária de transporte coletivo público Rápido São Paulo.
O vereador Seron do Proerd (Democratas) apresentou requerimento pedindo que a prefeitura realize a verificação nas documentações dos ônibus da empresa.
Segundo o parlamentar, muitos veículos estariam irregulares e sujeitos à apreensão. “Chegou ao meu conhecimento que já existe um mandado de busca e apreensão de veículos da frota da empresa”, disse no plenário.
No pedido, o democrata solicita ainda que sejam tomadas medidas cabíveis para a quebra do contrato com a concessionária e a contratação de nova empresa.
A vereadora Carol Gomes (PSDB) também reforçou seu requerimento apresentado há mais de um mês, onde solicitou a abertura de sindicância para revisar o contrato com a empresa. “Pedi em função de documentos fraudados, comprovadamente pelo Gaeco, e até agora não recebi resposta sobre o andamento”, disse.
A solicitação da parlamentar também pede a suspensão do contrato devido às irregularidades apontados no contrato assinado em 2017.
Na sessão, a tucana apresentou ofício emitido pelo departamento de Mobilidade Urbana, que afirma que a pasta aguarda conclusão do processo. “Quero saber como está o processo da prefeitura contra a Rápido São Paulo”, enfatizou.
Rogério Guedes (PSB) criticou: “infelizmente o que o prefeito fala não dá para acreditar”.
PROCESSO
O prefeito Juninho da Padaria determinou a instauração do processo administrativo para revisar o contrato com a empresa no dia 20 de março deste ano. A ação foi realizada depois de ser deflagrada a Operação Passe Livre, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
O motivo foi uma investigação para apurar fraudes e corrupção em contratos de transporte público firmados entre 2013 e 2016 pelo município de Rio Claro e a empresa Rápido São Paulo Transportes e Serviços Ltda.