Quando do último dia 15 de maio, uma das instituições mais importantes de Rio Claro completou 110 anos de existência: o Colégio Puríssimo que, há mais de um século, forma cidadãos autônomos e criativos para uma sociedade mais justa, inovadora e solidária. O Puríssimo, ao longo desses anos, evoluiu e inovou, sempre alicerçado na tradição alinhada a uma educação inovadora. O modo de ser da instituição de ensino é embasado na pedagogia da Fundadora Bárbara Maix.
Neste período, mudanças objetivando a educação de excelência foram notórias. Uma das mais importante e recentes se deu este ano, por ocasião da inauguração de um novo andar no prédio do Ensino Médio, que é totalmente isolado acusticamente para abrigar o curso Pré-vestibular e os terceiros anos do Ensino Médio, um lugar propício aos alunos. O bilíngue, voltado à Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental I, através da parceria com a Cambridge University Press Bilingual, também teve início este ano.
O programa Foundation, que desenvolve através de brincadeiras e espaços lúdicos a língua inglesa para tornar as crianças bilíngues no futuro, é outra novidade que, em 2020, será ampliado para os segundos anos do Ensino Fundamental. E será inaugurado, ainda este ano, o Espaço Maker, local voltado a desenvolver os alunos através da Cultura Maker, muito popular atualmente, na qual as pessoas criam, consertam e modificam objetos com as próprias mãos. Deve-se fazer antes e refletir depois.
Pleno êxito em vestibulares
O Colégio Puríssimo é um recordista em se tratando de aprovações nos mais diversos e concorridos vestibulares país afora. O ensino disponibilizado propicia aos alunos a ampla probabilidade de obtenção de êxito nos vestibulares mais difíceis e disputados. Ao chegar a este que é um dos momentos mais importantes de sua vida, o aluno chega capacitado para que possa almejar aquilo que ambiciona.
EX-ALUNOS
O Diário do Rio Claro conversou com dois ex-alunos do Colégio Puríssimo que se prontificaram a relatar a respeito do período em que se dedicaram aos estudos nesta centenária e renomada instituição, e que foram exitosos tendo em vista as carreiras que optaram por seguir.
José Dirceu Vollet Filho, 36 anos, estudou no Puríssimo dos sete aos dez anos, entre 1989 e 1993. “Lá cursei as então chamadas primeira a quarta séries, hoje Ensino Fundamental I”, relembra.
Vollet Filho afirma que o Puríssimo teve um papel bastante relevante na história de sua vida, pois, conforme relata à reportagem, foi lá alfabetizado e adquiriu conhecimentos que acrescentaram à sua vida como cidadão rio-clarense. “Aspectos relevantes da história da cidade e seus símbolos, dos elementos culturais do Brasil e a valorização do respeito e da disciplina. A escola me ofereceu condições de prosperar nos outros ciclos de educação, contribuindo, assim, para meu crescimento pessoal”, expõe.
Vollet Filho diz levar consigo excelentes recordações dos amigos, dos professores, “como a saudosa professora Sueli, os professores Nayla, Fuca e Seu Villa (com o qual tive o prazer de ter aula novamente anos depois), as irmãs que gerenciavam a escola (quem dessa época não se lembra das Irmãs Rosinete e Risete?), da exposição de materiais didáticos de biologia/geologia nos corredores, do excelente anfiteatro, de esperar todo ano pela agenda da Congregação e ver que cor viria, ou se teríamos uma mensagem de um aluno da escola nela, de tentar pronunciar corretamente o nome da hoje Beata Barbara Maix, fundadora da Congregação, de apanhar manga da mangueira para o lanche, enquanto a irmã Rosinete tentava (nem sempre com sucesso) evitar que levássemos uma manga na cabeça… momentos bons, que sempre levarei comigo”, relata, saudoso, o ex-aluno.
FORMAÇÃO
Vollet Filho é bacharel, mestre e doutor em Física. Atuou como professor universitário e atualmente é pesquisador na Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos, em áreas de aplicação de Física na Saúde, com ênfase no diagnóstico e tratamento de doenças como o câncer, infecções, e aperfeiçoamento de transplantes.
Por fim, parabeniza a instituição que teve significativa importância em sua vida. “Parabéns ao Colégio Puríssimo Coração de Maria, da Congregação do Imaculado Coração de Maria, pelos seus 110 anos!”, finaliza.
Fernando Cerri, 28 anos, foi aluno do Puríssimo por 11 anos, Ensino Fundamental e Médio. “Me formei no Ensino Médio em 2008”, conta. Cerri afiança que o Puríssimo desempenhou um papel fundamental em sua formação e jornada profissional.
Conforme ele, além de ter proporcionado uma base técnica sólida muito importante para os primeiros passos de vida acadêmica e no trabalho, a formação social e humana foi, sem dúvida, o grande diferencial.
“O ambiente corporativo e, mais especificamente, o processo de compra ou venda de uma empresa, no final das contas, são baseados em relações interpessoais e trabalho em equipe, na compreensão de diferentes pontos de vista e na construção de consenso”, salienta.
Em seus 11 anos de colégio, Cerri garante que esses valores sempre foram presentes no dia a dia e fizeram uma diferença enorme para que pudesse chegar até onde objetivou.
FORMAÇÃO
Cerri é formando em Administração de Empresas na USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo), e atualmente é sócio do banco de investimentos BTG Pactual, focado na área de assessoria a empresas em processos de fusões e aquisições (M&A).
Irmã Inez: mais de 20 anos dedicados ao Puríssimo
Nascida na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, Inez Terezinha Augusti comemora neste ano 50 anos de ordenação, dos quais 22 à frente do Colégio Puríssimo Coração de Maria.
Com uma trajetória inteiramente dedicada ao nobre gesto de educar, Irmã Inez conta com orgulho que de todos os seus anos de ordenação, em apenas sete deles esteve longe da direção escolar. “Assim que conclui o primeiro curso de direção escolar, já assumi uma escola, foi um grande desafio, pois eu tinha apenas vinte e poucos anos”, conta.
Apesar de tanto tempo se dedicando ao ensino, a Irmã nem pensa em se aposentar. “Temos uma equipe fantástica, então o trabalho é muito tranquilo, cada um cuida de um departamento.” Hoje, o Puríssimo conta com 972 alunos da pré-escola ao Ensino Médio e 62 no curso pré-vestibular.
E os resultados de um ensino diferenciado vêm aparecendo: são premiações em Olimpíadas, aprovações em vestibular e o reconhecimento dos alunos. A partir deste ano, o Puríssimo contará com novas instalações que estão sendo construídas e, em breve, deve inaugurar o novo Espaço Maker. E, ainda, mais novidades estão por vir!