Adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos PróJovem (SCFV), desenvolvido pela prefeitura, receberam na última semana pré-atendimento especializado em odontologia em Rio Claro.
A iniciativa é do projeto Dentista do Bem, que seleciona jovens que receberão tratamento odontológico gratuito em triagens realizadas em escolas e instituições sociais. “É mais um serviço gratuito oferecido a crianças e jovens que muitas vezes não têm condições financeiras de arcar com um tratamento dentário”, comenta a secretária municipal do Desenvolvimento Social, Érica Belomi.
Para a realização do primeiro atendimento, os adolescentes tiveram que apresentar comprovante de residência e autorização assinada pelos pais ou responsáveis. Mesmo se tratando de um pré-atendimento, os adolescentes receberam orientações sobre escovação e dicas para evitar cáries e manter uma boa higiene bucal.
O Dentista do Bem é o principal projeto da Turma do Bem e conta com o trabalho voluntário de cirurgiões dentistas que atendem em seu próprio consultório crianças e jovens de baixa renda entre 11 e 17 anos, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito até que completem 18 anos. Atualmente, a Turma do Bem é a maior rede de voluntariado especializado do mundo.
Os pacientes são selecionados por grau de necessidade, o que é determinado por uma triagem realizada em escolas da rede pública ou instituição social. Jovens e crianças com problemas bucais graves, os mais carentes e próximos do primeiro emprego têm prioridade no atendimento.
O tratamento, realizado no consultório do próprio dentista voluntário, é de caráter curativo, preventivo e educativo. O projeto Dentista do Bem conta com voluntários de todo o Brasil (26 estados e Distrito Federal), nove países da América Latina e Portugal.