Ligadas ao gabinete do prefeito, as subprefeituras têm a função de intermediar o diálogo da comunidade local com o poder público. A explicação é do diretor de Subprefeituras, David Maxwell Ferreira. “A principal finalidade das subprefeituras é facilitar o encaminhamento das solicitações e das necessidades dos moradores aos diversos setores da prefeitura”, esclareceu Ferreira.
Ao todo, Rio Claro possui cinco subprefeituras nos distritos de Ajapi, Ferraz, Batovi e Assistência, além do grande Cervezão.
DISTÂNCIA
“Nos distritos, as subprefeituras são necessárias devido à distância que esses bairros ficam da região central da cidade. Com a estrutura montada nesses locais, os moradores têm maior comodidade para levar suas reivindicações à administração pública. No Grande Cervezão, a subprefeitura é necessária devido ao grande número de bairros que compõe aquela região”, destaca.
Os subprefeitos são:
FUNÇÃO
Conforme evidenciou Ferreira, o subprefeito é responsável por administrar o distrito como se fosse uma cidade. “Cuidando dos espaços públicos, manutenção de praças e vias, limpezas de estradas e incentivar atividades de cultura e lazer, sendo um canal direto entre a população e a prefeitura”, esclarece.
Com orçamento de R$ 25 mil anuais cada para realizar suas atividades, o prefeito pode fazer suplementações no caso dos recursos não serem suficientes.
SUPLEMENTAÇÃO
No Diário Oficial Eletrônico (DO-e) dessa sexta-feira (10), o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (Democratas), decretou uma suplementação de mais R$ 25 mil para as subprefeituras.
NOVA
Valdirene de Andrade assumiu a subprefeitura de Ferraz no lugar de Paulo Cecatto no dia 16 de abril deste ano e foi a última a se juntar ao time de subprefeitos. Ela atuava no cargo de assessor C no gabinete do prefeito e entrou no lugar de Paulo Cecatto, que voltou para o cargo concursado em Corumbataí.