Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Alexandre Baldy é sondado por governo Bolsonaro para assumir ministério
Em um aceno à Câmara dos Deputados, interlocutores do presidente Jair Bolsonaro (PSL) passaram a sondar o secretário de Transportes do estado de São Paulo, Alexandre Baldy, filiado ao PP, para o futuro Ministério das Cidades. Ex-deputado federal, Baldy foi ministro das Cidades no governo Michel Temer.
Após Bolsonaro tomar posse, em janeiro, no entanto, foi criado o Ministério do Desenvolvimento Regional, que unificou as pastas das Cidades e da Integração Nacional. Conforme anunciou o relator da medida provisória (MP) da reforma administrativa, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), o Desenvolvimento Regional será dividido nas Cidades e na Integração. De acordo com o governo, o atual ministro do Desenvolvimento, Gustavo Canuto, assumirá a Integração Nacional.
Asfalto 1
Enquanto o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (Democratas), busca apoio dos bairros sem asfalto para a aprovação do empréstimo de R$ 60 milhões, alguns vereadores questionam a forma como está sendo conduzido o diálogo com o Legislativo.
“Não existe diálogo. O projeto está sem o memorial descritivo para que nós, vereadores, possamos acompanhar cada etapa”, disse um parlamentar.
Asfalto 2
Conforme a lei federal de licitações e contratos, o projeto básico de uma obra (como por exemplo, a pavimentação) precisa de um demonstrativo do orçamento estimado em planilhas quantitativas e unitárias, ou seja, um memorial descrevendo cada etapa e gasto do projeto.
Enquanto parte do Legislativo rio-clarense defende a necessidade de conhecer essa peça do projeto, dentro do poder Executivo existe o entendimento contrário. Isso porque dentro da administração o processo natural é que o memorial seja realizado apenas na segunda etapa, quando da licitação.
Ambiental
O vereador Seron do Proerd (Democratas), as secretarias de Educação e Meio Ambiente e alunos da Unesp firmaram parceria para oferecer aulas sobre meio ambiente na Sala Verde no Lago Azul como, por exemplo, a adoção de práticas ecologicamente corretas e o incentivo ao uso moderado dos recursos naturais.