O ex-zagueiro Adalberto morreu no dia 30 de abril, em Campinas, acometido de um infarto fulminante. Durante os anos 1970, atuou em vários clubes do Interior Paulista, inclusive no Rio Claro FC. Acerca de sua passagem no Azulão, o Químico do Laboratório de Geoquímica do Departamento de Petrologia e Metalogenia da Unesp Rio Claro, Adilson Roberto Fontanetti, relembrou uma de suas brilhantes atuações nas quatro linhas:
“Aquela era uma Final muito esperada. O time era espetacular! A campanha tinha sido ótima, heroica… Uma simples vitória dava ao Rio Claro FC, nosso Querido Azulão, o Título da 2ª Divisão. Aquela tarde chegou enfim! Muitas famílias nas arquibancadas. Até minha mãe pela primeira vez foi ao ‘Perinzão’. Aos poucos, o tempo fechou e caiu uma verdadeira tormenta tropical! Chuva intensa.
O gramado fica praticamente impraticável. A chuva para, mas o gramado encharcado e cheio de poças prejudica o espetáculo, principalmente o time de toque de bola mais refinado e técnico, o Galo Azul. O tempo vai passando e o gol não sai. Os nervos ficam à flor da pele. No segundo tempo, em um contra-ataque o adversário marca…. Desespero.
Pouco mais de 10 minutos para marcar dois gols! O grupo se empenha muito e uns 5 minutos depois, pênalti para o Rio Claro! Tensão nervosa, quase insuportável! Quem teria a missão inglória de bater a penalidade contra o catimbeiro goleiro Zuza? Foguinho? Elói? Não.
Tranquilamente, Adalberto, o quarto zagueiro, pega a bola e a rola mansamente para os cordéis!!! Gol!!! Apesar de a vitória ter escapado, ficou marcado para mim, garoto de 11 anos, indelével, a mensagem de Categoria e Personalidade do zagueiro clássico. Vá em Paz, Adalberto! Fique na Glória de DEUS!”
De acordo com informações obtidas pela reportagem do Diário Esportes – o Maior e Mais Plural Canal Esportivo da Cidade Azul –, Adalberto Silva completaria 70 anos no próximo dia 24 de julho.
ESPORTE
Na foto, o elenco de 1973 do Rio Claro FC: em pé, Aroldo, ADALBERTO, Rui, Carlos Franck, Carlinhos, Tonho e o Diretor Osmar Vinícius Padula; agachados, Nunes, Wilsinho, Eloi, Paulinho, Arturzinho e Pedro Miranda