A prefeitura de Rio Claro fechou o acesso a uma Área de Preservação Ambiental (APP) na área rural do município, que vinha sendo utilizada para o descarte irregular de lixo e entulho. A área fica no prolongamento da Avenida 11 e dá acesso aos bairros rurais Sitinho, Farol e Campo do Cocho e fica logo após a ponte sobre o rio Corumbataí. O fechamento com alambrado começou no sábado (4) e foi concluído nessa segunda-feira (6).
“Infelizmente, essa foi uma medida necessária para preservar a APP e prevenir inundações, já que todo o material descartado no local é levado para o rio Corumbataí”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Nosso objetivo com a instalação do alambrado é restringir o acesso à área para dificultar qualquer ação de descarte irregular”, acrescenta o prefeito Juninho, lembrando que a colaboração da comunidade é fundamental para manter a cidade mais limpa.
Desde o início do ano várias ações de manutenção e limpeza foram realizadas no local, que sempre volta a ficar sujo decorrente de descarte irregular. “Pelo menos uma vez por mês temos que fazer a limpeza desse terreno”, explica Emilio Cerri, secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção. A área tem placa indicando que o descarte é proibido, mas a sinalização é desrespeitada. “Colocaram fogo na placa que terá de ser substituída”, informa Cerri.
A Associação dos Moradores do Campo do Cocho (Amocc) aprova o trabalho realizado na APP. “A instalação do alambrado vai evitar que pessoas destruam o meio ambiente com descarte de resíduos”, afirma o presidente da entidade, Antonio Santoro.
De acordo com ele, o fechamento vai impedir que a APP também seja utilizada como esconderijo de produtos de furto e roubo. “Carcaças de veículos e outros objetos são descartados no local e incendiados. E se o proprietário rural não consegue provar que foi incêndio criminoso, tem que pagar multa, visto que é responsável pela área”, explica Santoro.
A instalação de alambrado na APP faz parte das melhorias realizadas pela prefeitura na área rural, que incluem recuperação de estradas, reconstrução de pontes, serviços de manutenção e limpeza, e implantação de placas de identificação, entre outras ações.