Não há dúvidas de que a evolução das tecnologias digitais é responsável por grandes transformações ao mercado, aos empregos, aos negócios e à sociedade, principalmente para as profissões que possam ser impactadas por robótica, inteligência artificial e automação. É muito óbvio dizer que serviços de telemarketing serão substituídos por chat bots e que no lugar dos atendentes de fast food entrarão, por exemplo, os terminais de autoatendimento – como nos bancos.
É possível afirmar que muitas profissões tradicionais serão fortemente impactadas pela tecnologia no futuro, como administração, jornalismo, direito, engenharia, medicina, entre outras. Ser impactado é diferente de ser extinto; eles serão diferentes de como são constituídos hoje, vão incorporar mais tecnologia, mais matemática e estatística, vão exigir maior capacidade de análise e interpretação de dados, maior uso de tecnologia aplicada aos processos e aos negócios.
Não se trata de extinção, mas de regeneração. E não é apenas com a extinção e a adaptação de empregos e profissões que existe preocupação, mas também com o surgimento de novas carreiras.
RANKING
Carreiras nas áreas de Tecnologia e Administração lideram ranking de contratações nos primeiros dois meses de 2019. É o que diz um estudo produzido pelo Quero Bolsa, principal plataforma de inclusão de alunos no Ensino Superior, que fez um levantamento que pode ajudar as pessoas na busca de uma oportunidade no novo mercado de trabalho.
A área de Inteligência Educacional da plataforma apontou as dez carreiras que mais contrataram nos primeiros dois meses de 2019 no Estado de São Paulo.
As áreas de Tecnologia da Informação (TI) e Administração encabeçaram a lista como as carreiras com maior índice de contratações com carteira assinada no período. A análise foi feita a partir da base de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
As admissões no estado paulista seguem a tendência nacional que, para o mesmo período viu, nas mesmas áreas, além da área de saúde, seu melhor desempenho figurando no ranking de contratações. Tendência também seguida durante todo o ano 2018, com as mesmas carreiras entre as mais bem colocadas, tratando-se de profissões com exigência em nível superior.
Nas primeiras posições da lista, carreiras como Analista de Desenvolvimento de Sistemas, Administração e Enfermagem inseriram ao mercado de trabalho 11.485 mil pessoas com carteira assinada. Além das carreiras que encabeçam a lista, áreas como Farmácia e Recursos Humanos figuram entre as mais bem posicionadas. O destaque do levantamento fica por conta de Enfermagem e Farmácia presentes em todas as capitais brasileiras entre as dez carreiras com maior índice de contratações nos dois primeiros meses de 2019.
“As carreiras nas áreas de tecnologia seguem em ebulição. A tendência é que eles continuem aparecendo entre os cursos mais buscados nos próximos anos. Já a enfermagem deve figurar entre os primeiros não só pela demanda ser naturalmente elevada, como também deve ser sustentada pelo envelhecimento da população. Por fim, o mercado para administradores é muito movimentado e com turn-over alto, ou seja, sempre muitas contratações e demissões”, avalia Pedro Balerine, diretor de Inteligência Educacional do Quero Bolsa.
SALÁRIOS
A média salarial em 600 ocupações com admissões no último ano pode ser consultada diretamente no Guia de Profissões e Salários. Além de acompanhar a evolução das contratações no mercado e a geração de postos de trabalho, é possível, por meio da página criada pela plataforma Quero Bolsa, consultar a média salarial das contratações com carteira assinada no último ano.