A saúde de Rio Claro foi tema da sessão da Câmara dessa segunda-feira (29). O motivo são as filas e a demora no atendimento das UPAs.
A vereadora Maria do Carmo Guilherme (MDB) iniciou o assunto quando questionou as respostas para requerimentos feitos sobre pacientes. “Eu gostaria que se tomasse providência, mas as respostas são um ‘copia e cola’. Nem pesquisam o nome do paciente para ver se está vivo ou morto”, argumentou.
Rogério Guedes (PSB) seguiu no tema quando destacou que no final de semana as UPAs estavam abarrotadas. “As UPAs estavam um caos”, disse referindo-se ao volume de pessoas aguardando atendimento.
Também da oposição, Rafael Andreeta (PTB) reforçou que as mudanças da Saúde do município ainda não aconteceram. “Para mim, não é novidade. As mudanças não ocorrem. Não sou vidente, mas se passar na UPA da 29 agora vai ter fila”, disse.
FUNCIONÁRIOS
Seron do Proerd (Democratas), da base aliada de João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (Democratas), questionou o trabalho de parte dos funcionários do setor. “Não estou eximindo o prefeito e a secretária de Saúde, mas temos que ir pontualmente no problema. Alguns funcionários estão deixando de fazer o trabalho e prejudicando o grupo que atende a população. Para esses que não trabalham, a porta da frente é serventia da casa”, argumenta.
Adriano La Torre (Progressistas), também da base governista, disse que visitou a UPA e não permitiram seu acesso no local. “Não fui bem recebido, não me deixaram entrar”, disse referindo-se aos trabalhadores do local. “Mas não posso deixar de agradecer a secretária, que sempre atende meus telefonemas e minhas solicitações”, defendeu.
SECRETARIA
Mais cedo, a secretaria de Saúde informou à reportagem que o volume de pessoas nas UPAs se deve ao alarde provocado pelos casos de dengue. No entanto, reforçou que os locais são para atendimento de urgência e emergência. Em todos os outros casos, conforme informações da pasta, os usuários devem procurar as unidades de saúde da família.
PROJETOS
Dos quatro projetos de lei apresentados na sessão, apenas o 204/2018, de autoria de Luciano Bonsucesso (PR), teve pedido de vista de 90 dias feito pela vereadora Maria do Carmo Guilherme. Os outros PLs foram aprovados.