A dengue é uma doença de origem viral que tem se espalhado pelo mundo nas últimas décadas, com risco de infecções graves, podendo ocasionar a morte. Transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti, apresenta diferentes quadros clínicos e resultados imprevisíveis, se não for diagnosticada com rapidez.
Nos últimos anos, inúmeros municípios brasileiros identificaram epidemias da doença da dengue, principalmente no estado de São Paulo, inclusive em Rio Claro, em que muitas pessoas foram diagnosticadas e direcionadas a postos de saúde e hospitais, com estágios diferenciados da doença.
Em decorrência deste cenário, a Escola Municipal João Rehder Netto, através da coordenação da Professora Débora Galvani, retomou neste mês de Abril o projeto de Conscientização à Dengue com os alunos do Infantil I E.
Segundo a professora Débora Galvani, no projeto de conscientização à dengue, os alunos, de forma lúdica, confeccionam cartazes coletivos de prevenção, elaboram paródias, e participam de roda de conversas sobre o tema. Assim, a partir da criatividade e do trabalho dos alunos é desenvolvido um material informativo sobre a Dengue para a comunidade escolar.
Nos cartazes confeccionados, os alunos elaboraram desenhos representando a dengue, incluindo os seus sintomas, e colaram próximo às paródias que escreveram sobre o mosquito transmissor. Durante as atividades, os alunos cantaram as canções, fazendo gestos e se interagiram fazendo perguntas sobre o assunto. Na roda de conversa, diferentes imagens do mosquito foram apresentadas aos alunos, resgatando um pouco dos conhecimentos científicos e biológicos do Aedes Aegypti.
As técnicas de prevenção da proliferação dos ovos do mosquito e eliminação de focos também foram expostas, alertando familiares, amigos, vizinhos dos alunos. Outro ponto destacado pela direção da escola é que além das atividades no espaço da escola, os alunos também realizaram caminhadas em seu entorno, para verificar possíveis criadouros do mosquito.
Além disso, houve panfletagem com a comunidade escolar, e divulgação de informações sobre receitas de repelentes caseiros para a pele, e cuidado com vasos de plantas. Assim, o objetivo deste projeto é atingir toda a comunidade escolar, promovendo divulgação sobre o tema com o intuito de conscientização.
A conscientização incorre que deve haver cuidados com a limpeza das casas e quintais, verificando focos do mosquito e presença de água parada (pneus, garrafas, vasos, etc). Através da prática, foi possível o vocabulário e aprendizado dos alunos; conhecer o ciclo reprodutivo do mosquito; desenvolver a linguagem e a comunicação, ampliando o repertório de palavras e vivenciar e trabalhar a temática utilizando diversos recursos e materiais.
Portanto, ações de sensibilização como esta estimulam o cuidado com a saúde da população, e são de grande valia para proporcionar melhor qualidade de vida no ambiente, uma vez que as sementes de conscientização são as crianças que, da sua maneira, acabam orientando as pessoas ao seu redor a assumirem novas posturas.
1) A dengue é uma doença de origem viral que tem se espalhado pelo mundo nas últimas décadas, com risco de infecções graves, podendo levar a morte. Em Rio Claro, nos últimos anos, grande parte da população foi direcionada a hospitais e postos de saúde, com estágios diferenciados da doença.
2)Diante disto, e preocupados com futuras epidemias da doença no município de Rio Claro – SP, a Escola Municipal João Rehder Netto, através da coordenação e professores, retomaram neste mês de abril o projeto de Conscientização à Dengue com os alunos, promovendo trabalhos em sala de aula, conscientizando pais e comunidade.
Por Eder Varussa