Em razão de problemas técnicos, a decolagem do avião que faria o voo de Pequim a Etiópia com a comitiva de Rio Claro capitaneada pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (Democratas), foi cancelada no início da tarde dessa quarta-feira (pelo horário de Brasília).
Além do prefeito, o avião tinha entre seus passageiros o secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Francesco Rotolo. Até o início da noite de ontem, ambos aguardavam no aeroporto de Pequim à espera de informações.
Conforme informou a assessoria da prefeitura, até o anúncio do cancelamento do voo os passageiros tiveram que aguardar dentro do avião por cinco horas. Os dois rio-clarenses estão na China em viagem oficial.
Em contato com seus assessores, o prefeito informou que houve duas desistências na decolagem e se mostrou tranquilo, apesar do transtorno na viagem de volta a Rio Claro.
NOVIDADE
Pouco antes, a assessoria adiantou que o município poderá estabelecer intercâmbio para receber alunos e profissionais chineses da área médica. Com o intercâmbio, alunos e profissionais de Rio Claro poderão ir à China.
O assunto foi discutido nesta semana na China, dentro da agenda da comitiva rio-clarense em visita oficial a Haidian, distrito de Pequim.
O prefeito e o secretário visitaram o Beijin DCN Orthopaedic Hospital, referência em ortopedia para atletas de alta performance e atendimento geral, e que, desde 2010, oferece ensino clínico para o departamento de reabilitação esportiva da Universidade de Esportes de Pequim. “No hospital, são atendidos atletas de alta performance, com a mais avançada tecnologia em procedimentos médicos”, ressaltou o prefeito Juninho.
“Apresentamos aos chineses nosso interesse em parceria e eles prontamente se manifestaram interessados em um intercâmbio”, informa Juninho, lembrando que as presenças da Unesp com seu Departamento de Educação Física, o curso de medicina do Claretiano e estrutura da rede de saúde municipal são fatores positivos para o interesse chinês no intercâmbio com Rio Claro.
POLO
O prefeito Juninho destaca ainda que o setor industrial rio-clarense como pólo da América Latina na produção de órtese e prótese também poderá ter grande participação em um intercâmbio de Rio Claro com Haidian.
“Fizemos o convite para que uma delegação chinesa visite Rio Claro, que é a capital da América Latina em órtese e prótese, também para conhecer os produtos que a cidade fabrica”, informou o prefeito rio-clarense.