Os Beatles deixaram um legado difícil de dimensionar. Foram os responsáveis por mudar os rumos da música de uma forma poucas vezes constatada. Toda e qualquer pessoa ligada à música, por mais que não se dê conta, é diretamente influenciada pela revolução ocasionada pelo quarteto. E a banda Rubber Soul Beatles é uma das que faz com que esse legado seja cada vez mais difundido.
A Rubber Soul Beatles deu início às suas atividades no final do ano de 2005 e vem ganhando fãs e admiradores por onde passa. A banda, com um show altamente profissional, conta cronologicamente a fantástica carreira deste mítico quarteto. “Damos grande importância em ter uma fidelidade visual e sonora igual aos Fab Four.
Os acessórios de palco são exatamente do mesmo design, assim como todos os equipamentos, que são autênticos e do mesmo modelo. Isso inclui os amplificadores VOX, guitarras Rickenbacker e Gretsch e, é claro, o famoso baixo Hofner”, expõe João Rodrigo Contim, responsável por dar vida a John Lennon.
Conforme Contim, a atenção aos detalhes é de suma importância para a banda, que gastou horas aperfeiçoando a arte dos britânicos. De acordo com o músico, atualmente, a banda conta com quatro figurinos diferentes que remetem a cada uma das diferentes fases dos Beatles.
“Dos famosos terninhos usados no programa Ed Sullivan Show, em 1964, passando pelo famoso show feito no Nippon Budokan, no Japão, em 1966, recriando com alta fidelidade os figurinos da chocante capa do disco SGT. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, lançado em 1967, e finalizando com o figurino da famosa foto dos Beatles atravessando a faixa de pedestres no disco Abbey Roadm, de 1969”, relata.
Contim explica que para cada fase, figurinos, instrumentos e músicas diferentes. Maurício Gomes, o Paul McCartney, que é canhoto como o Sir, diz ser um grande desafio e também um grande prazer reproduzir com perfeição as harmonias vocais e todas as linhas de baixo.
Ao passo que Gustavo Gazana, o George Harrison, impressiona pela fidelidade nos timbres de guitarra. Contim afiança que as músicas são executadas com todo o entusiasmo e a energia dos Beatles no auge da Beatlemania. “As músicas são maravilhosas e estamos orgulhosos de fazer parte desse projeto”, acrescenta Tico Giacomini, o Ringo Starr.
A rio-clarense Rubber Soul Beatles viaja país afora levando o show que foi destaque no maior festival de Beatles do país, o BH Beatleweek, de 2012, em Belo Horizonte, impressionando até mesmo o inglês Tony Bramwell, amigo pessoal dos Beatles e que também trabalhou como diretor na Apple Films.
Em 2018, participou do festival Abbey Road On The River, que acontece anualmente nos Estados Unidos, estado de Indiana, e ganhou notoriedade até mesmo entre os americanos mais fanáticos.
O John Lennon da Rubber Soul Beatles, à reportagem, conta que estarão nos Estados Unidos pela segunda vez, onde participarão do Festival Abbey Road On The River, na cidade de Jeffersonville, também no Estado de Indiana. Segundo ele, trata-se do maior festival sobre Beatles dos Estados Unidos.
“Bandas americanas e de outros países são convidadas a participar desse festival. Faremos seis shows entre os dias 23 e 27 de maio. O clima do festival é incrível, respira-se Beatles 24 horas por dia”, descreve.
Já no mês de agosto, entre os dias 21 e 27, a realização de um sonho: tocarão no Cavern Club, em Liverpool, na International BeatleWeek. “Fomos convidados pela primeira vez para participar desse grandioso festival”, comemora Contim.
Por fim, deixa um recado: “para você que ainda não está totalmente convertido à Beatlemania, a Rubber Soul deixa um recado: We’d love to turn you on”, finaliza.