Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Prefeito Juninho da Padaria determina fechamento de área de APP
Mesmo com frequentes limpezas realizadas por equipe da prefeitura de Rio Claro e com o funcionamento de seis ecopontos e outros serviços de recolha de resíduos, parcela da comunidade insiste em depositar lixo e entulho em Área de Preservação Ambiental (APP) no prolongamento da Avenida 11. O trecho dá acesso aos bairros rurais Sitinho, Farol e Campo do Cocho e fica logo após ponte sobre o rio Corumbataí.
Para inibir o descarte irregular de lixo no local, o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (Democratas), determinou o fechamento da área com alambrado. A área fica próxima à cabeceira do rio Corumbataí e todo o material descartado ali contribui para inundações decorrentes de chuvas, danificando a estrada que passa ao lado.
“Nosso objetivo com a instalação do alambrado é restringir o acesso à área para dificultar qualquer ação de descarte irregular”, destaca o prefeito Juninho, lembrando que a colaboração da comunidade é fundamental para manter a cidade mais limpa. “Não adianta a prefeitura fazer o serviço se toda a comunidade não colaborar”, reafirma o prefeito, que esteve no local na quarta-feira (17) acompanhado de Emílio Cerri, secretário da Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção, e de Marcos Nascimento, subprefeito de Itapé.
Petrobrás
O ministro Paulo Guedes sugeriu e o presidente Jair Bolsonaro confirmou: tem, sim, “simpatia inicial” pela ideia de privatização da Petrobras. A expressão “simpatia inicial” foi usada nessa quinta-feira (18) pelo presidente da República
Exonerado
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) exonerou o secretário especial do Esporte, Marco Aurélio Vieira. A decisão foi publicada no “Diário Oficial da União” dessa quinta-feira (18). A Secretaria do Esporte, ligada ao Ministério da Cidadania, herdou a estrutura do Ministério do Esporte, extinto no governo Bolsonaro.Marco Aurélio é general da reserva e ocupava o cargo desde o início do governo, em janeiro. Ele foi diretor-executivo de operações dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e participou do planejamento e da execução do revezamento da tocha olímpica pelas cinco regiões do país.
CCJ
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), avaliou como um “erro” a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) não ter votado a reforma da Previdência nesta semana. Para Rodrigo Maia, faltou organização do governo.