A prefeitura de Rio Claro entregou nessa quarta-feira (17) à Câmara projeto de lei que prevê a doação de terreno de 5.300 metros quadrados, no Jardim Claret, atrás da rede de restaurantes Mc Donalds, para a construção de novo prédio para o 37º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I), hoje instalado em imóvel cedido no quilômetro 172 da Rodovia Washington Luís. Agora, a proposta será submetida à análise e votação dos vereadores.
“O município está fazendo a sua parte. Esse projeto não representa apenas a construção de um novo prédio para o batalhão, mas um novo olhar para a segurança pública de Rio Claro com a PM mais acessível à população e com maior facilidade de deslocamento dos policiais”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (Democratas), ressaltando que essa conquista é fruto de uma luta de anos. “Por 12 anos como vereador lutei para viabilizar esse projeto e quis Deus que ele se concretizasse em minha administração como prefeito”, diz.
PROJETO
A Polícia Militar já tem planta pronta da nova sede, obra orçada em R$ 4,5 milhões. A corporação pretende utilizar modelo de projeto do Batalhão da PM de Lorena, que tem estrutura para abrigar a sede do Batalhão, Força Tática e 1ª Cia., com espaço disponível para futura ampliação.
O projeto foi apresentado pelo comandante do batalhão, tenente-coronel Luís Roberto Moreira Filho. “Essa área doada é muito bem localizada, de fácil acesso para a população, diferente da localização da sede atual. Hoje, temos um batalhão acanhado que não condiz com a pujança de uma cidade do porte de Rio Claro”, afirma Moreira.
A vereadora Carol Gomes PSDB) agradeceu ao prefeito Juninho por duas conquistas obtidas pelo município: a suspensão por 90 dias da reintegração de posse de moradias na floresta estadual e a doação do terreno para a PM. Para o vereador Ruggero Seron, a Polícia Militar sempre esteve abrigada em prédios alugados ou emprestados e agora, na atual gestão, dá um grande passo para ter sede própria.