Foram apenas três minutos desde a solicitação da mãe, através do Copom, até a chegada dos policiais militares na casa da família que estava em desespero após o bebê ter se engasgado com leite materno.
Equipe do Comando de Força Patrulha foi acionada por volta das 21h15 de terça-feira (16). Ao chegar no local, residência no bairro Vila Operária, às 21h17, o Aspirante a Oficial Ranieri, de pronto, pegou o bebê no colo já consciente, porém, com os braços bem arroxeados, e realizou a manobra de desobstrução, quando a criança começou a melhorar. “Sabemos que nesse tipo de situação o tempo é prioridade, visto que a falta de oxigênio pode deixar sequelas ou levar até a óbito.
Quando nos foi passada a informação, estávamos próximos com a viatura, junto à equipe de Rocam, e nos deslocamos em emergência para o local. No caminho, fomos relembrando as manobras de reanimação. O motorista PM Cabo Cazonato conhece bem a cidade e chegamos rápido”, disse o Aspirante.
O Aspirante conta que bateram na porta e a mãe saiu correndo desesperada. O filho estava no quarto, na cama com a avó, que já havia realizado o procedimento ao receber por telefone as orientações do Cabo Ronaldo Soares, do Copom. Apesar de ter vomitado uma espuma branca, estava acordada, porém, ainda roxa e não chorava, foi quando o Aspirante Ranieri realizou novamente a manobra, reanimando a criança.
“Eu achei que ia perder meu bebê, mas hoje é um sentimento de agradecimento, a eles e a Deus”, disse a mãe Karina Maria de Oliveira Patrocínio, que tem outros dois filhos e nunca havia passado por isso.
Em seguida, o pequeno Arthur Oliveira Patrocínio, de apenas 15 dias, foi conduzido pelos policiais até o hospital. “Poder ajudar a salvar a vida de um ser humano tão inocente como um bebê. Eu posso dizer que Deus foi quem nos presenteou pela oportunidade de estar próximos e preparados para fazer esse serviço. É uma alegria enorme”, declarou ao Diário o Aspirante a Oficial Ranieri.
Emocionada, a mãe conversou com equipe do Diário e somente agradeceu. “O bebê está bem. Agradeço os policiais militares que socorreram meu filho. Foi o procedimento que eles fizeram que reanimou meu filho. Eles chegaram muito rápido”, disse a mãe.
SALVAMENTO
Esta foi a terceira ocorrência registrada em Rio Claro neste ano em que policiais militares salvaram as crianças.