Pré-candidatos, desde a última quinta-feira (5), já põem fazer propaganda eleitoral, ao menos dentro dos partidos. Até o dia 05 de agosto, quando encerra-se o prazo para as convenções partidárias, os pré-candidatos a qualquer cargo eletivo, já podem realizar abordagens junto aos correligionários para que sejam indicados como CANDIDATOS.
Após da mudança do calendário, as regras seguem as mesmas: deve ser silenciosa e sem apoio da mídia (rádio e TV, por exemplo), mas pode se valer de faixas e cartazes em locais próximos ao da convenção, mala direta aos correligionários e itens similares.
Além disso, é expressamente proibido que a propaganda intrapartidária se confunda com a campanha eleitoral propriamente dita –ou seja, os eventuais candidatos não podem abordar eleitores que não sejam filiados aos seus partidos– e, logo após as convenções, os materiais de divulgação devem ser retirados.
A fiscalização de irregularidades deste e outros atos do processo eleitoral cabe à Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), comandada pelo MPF (Ministério Público Federal), e pelos promotores eleitorais (designados pelo Ministério Público de cada estado), bem como ao Tribunal Regional Eleitoral.
Superado o prazo das convenções, os partidos e coligações têm até 15 de agosto para requererem o registro das candidaturas. A propaganda eleitoral para a população em geral só é permitida a partir de 16 de agosto. Já o corpo a corpo com os eleitores é permitido até 6 de outubro, véspera do primeiro turno.
Convenções partidárias
A partir do dia 20 de julho serão permitidas as convenções partidárias para a definição dos candidatos à presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e suplente, deputado federal, deputado estadual ou distrital
Candidatos por Rio Claro
A reportagem consultou alguns presidentes de diretórios municipais para opinarem sobre seus candidatos e suas expectativas.
Olga Salomão, presidente do diretório municipal do PT, anunciou o pré-candidato do partido por Rio Claro.
“O pré-candidato do PT a deputado estadual é o Agnelo Mattos. Para federal estaremos apoiando candidatos que possuam um vínculo com as tendências aqui existentes”, afirmou Olga.
De acordo com Tu Reginato, o PTB, não terá candidato da cidade e deve apoiar outros candidatos. “Na verdade o PTB não terá candidato da cidade.
A Executiva do partido deverá apoiar a deputado estadual o Campos Machado”, disse Renan Aguiar Teixeira, do PSL, diz que o seu partido já tem as definições de apoio por parte do seu partido em Rio Claro. Como não terá candidato pela cidade, o PSL deverá apoiar candidatos de fora. “Para deputado federal nosso pré-candidato é o Júnior Bozella da baixada-santista, pessoa muito experiente e comprometida com a lisura que o cargo para o qual concorre exige.
Para deputado Estadual nosso pré-candidato é o Vitor Ricomani, mais conhecido como Vitão, de Capivari. Pessoa muito humilde, totalmente alinhado aos ideais que o PSL hoje busca, e sem dúvida preparado para representar nossa cidade na Assembleia Legislativa do Estado”, contou Renan.
Para Renan, o partido deverá formar uma chapa grande para dar suporte a Bolsonaro e ao partido tanto no Senado, quanto na câmara dos deputados e nas assembleias estaduais.
“Conseguindo essa realização, então estaremos aptos a, da melhor maneira possível, começar a tomar as atitudes e fazer o que for necessário para recolocar o Brasil de volta nos trilhos da prosperidade, o que por óbvio refletirá em melhorias significantes para a população do país todo”, finalizou Renan.
O PRB de Benedito Fernandes Costa (Tuzinho) já tem os candidatos que até já apareceram nas páginas do Diário.
“O PRB, já tem seus candidatos por Rio Claro. São dois candidatos a deputado federal. O Dr. Affonso que vai trabalhar por Rio Claro e Região, principalmente na área da saúde e o Ex Vereador Marcos Vicente mais conhecido como Kinho, que vem carregando a bandeira dos caminhoneiros de todo o Brasil, principalmente no Estado de São Paulo. Já para estadual, o PRB vem fazendo uma coligação com vários partidos que apoiam a candidatura do pré-candidato ao Governo, do PSDB, João Dória”, afirmou Tuzinho.
O PSDB, do Dr João Walter, ainda trabalha alguns nomes, mas, ainda, sem definições. “Para deputado federal, o nome cogitado é o da vereadora Carol Gomes e para estadual cogita-se o nome do Wagner Baungartner. Mas, como já disse, são nomes ainda em discussão e que deverá ser definido ainda essa semana”, falou João Walter.
Foi tentado contato com o presidente do diretório do DEM em Rio Claro, André Godoy, porém até o fechamento da matéria não obtivemos êxito. Pelo partido a certeza é a pré-candidatura de Aldo Demarchi, que, caso seja reeleito, virá a cumprir o seu sexto mandato consecutivo.
O PMN, recentemente já apresentou suas pré-candidatas por Rio Claro, que são Rosemeire Archangelo e Monica Marina, candidatas a deputada federal e estadual, respectivamente.
O MDB apresenta a vereadora Maria do Carmo Guilherme pré-candidata a deputada estadual.