A prefeitura de Santa Gertrudes firmou convênio com o Claretiano – Centro Universitário de Rio Claro, e os estudantes do curso de Medicina para a realização de estágio em Santa Gertrudes.
A notícia foi divulgada pelo vereador Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC), durante a 6ª sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada na terça-feira (26). Com o Convênio, os atendimentos serão agilizados.
RESULTADO
Os vereadores aprovaram requerimento apresentado por Willian Bento (PTB), solicitando da Aspacer (Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento) os resultados do monitoramento da qualidade do ar nos últimos 60 dias.
Em parceria entre a Associação e Unesp, foram instalados equipamentos de monitoramento e o vereador quer saber o comparativo entre estes medidores e os da Cetesb, a conclusão dos resultados e se existe planejamento de ações diante dos dados obtidos. Os questionamentos, segundo Willian, “são devido à preocupação em melhorarmos a situação dos altos índices de poluição por material particulado”.
Em dezembro de 2018, o presidente da Aspacer anunciou parceria entre a entidade e a Unesp e USP na instação de equipamentos de medição de poluição para aferir as causas do problema no município. “A Aspacer tomou a iniciativa com os convênios da Unesp e agora com a startup da USP, duas entidades reconhecidas mundialmente, para dar segmento a este trabalho.
Não vamos desistir facilmente. Nós também nos incomodamos com o problema, porque moramos todos aqui”, disse na época o presidente da Aspacer, Valmir Severino Carnevali.
Dentre as indicações apresentadas, Isaias Lino do Couto (PSC), e Alexandro do Iporanga solicitam projetos e estudos com objetivo de reforçar e intensificar as rondas policiais ostensivas nas escolas, principalmente nos horários de entrada e saída dos alunos. Isaias também pede pintura na faixa de pedestres da Rua Vereador Gumercindo Fernandes Pereira; e Levy Xavier Ferraz (PRB) indica a inclusão da Rua Gabriel no cronograma de asfaltamento.
Alexandro reivindica ao Executivo, através da Secretaria de Habitação, que trabalhe “incansavelmente” para inserir Santa Gertrudes no programa habitacional Nossa Casa – do Governo do Estado, justificando: “o déficit habitacional é problema a ser solucionado e que há muito tempo não é feito um programa para famílias de baixa renda”.
O Vereador enfatiza que “já se passaram seis anos desde que o atual prefeito assumiu, e a construção de casas pela CDHU fez parte de seu plano de governo”, sugerindo que entre em contato com os responsáveis pela Usina Iracema e adquira a área próxima ao bairro Jequitibás para a construção