Comerciantes e frequentadores questionaram o posicionamento da prefeitura quanto à proposta para adoção da praça do Mercadão Municipal não ter sido aceita pelo governo municipal.
A prefeitura informou ao Diário do Rio Claro que a prefeitura indeferiu a solicitação porque tem para o Mercado Municipal projeto mais amplo de parceria, que já está em andamento e será oportunamente divulgado.
Segundo a prefeitura, o município possuí 146 praças. Duas já foram adotadas pelo Programa “Adote uma Praça”, que visa a revitalização desses locais por meio de parcerias que podem ser feitas com a iniciativa privada, instituições ou munícipes.
A primeira praça a ser adotada fica na Avenida Brasil com a Avenida 80-A, no Distrito Industrial. Em outubro do ano passado, a Barthmann Indústria Metalúrgica assinou parceria com a prefeitura, por meio do programa “Adote uma Praça”, em Rio Claro.
A empresa Álcool Safra também aderiu ao programa e passou a tomar conta da praça que fica na Rua 8 com a Avenida Visconde do Rio Claro, no Centro, em frente ao Mercado Municipal.
Segundo a prefeitura, outras três grandes empresas estão finalizando os procedimentos junto à prefeitura e em breve devem formalizar adoção.
PARCERIA
Durante dois anos, a empresa fica responsável pelos cuidados, como projeto de revitalização, serviços de jardinagem e manutenção do local.
A lei que institui o programa “Adote uma Praça” foi atualizada em setembro de 2018 e prevê a revitalização de áreas públicas. A empresa que adota recebe permissão de uso da praça para instalar placa publicitária no local, respeitando a padronização. Os interessados em adotar devem procurar a prefeitura.
As empresas, instituições e munícipes interessadas em adotar uma delas devem procurar em horário comercial a Secretaria Municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, que fica no paço municipal.