A reunião no Paço Municipal na manhã dessa sexta-feira (22) reuniu empresários e autoridades para celebrar a geração de empregos no município.
Segundo a administração, o objetivo é oferecer, até o final deste ano, 1.152 empregos diretos. “É um momento muito importante, com vários parceiros, e eu agradeço por acreditarem em Rio Claro”, disse o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.
Com as empresas que já estão investindo, são 714 empregos diretos. Com instalações recentes na cidade está a empresa San Marcos Ltda., grupo Cejatel, do Sul de Santa Catarina, com 45 anos no mercado cerâmico. São, em média, 700 funcionários que atuam no grupo. Para Rio Claro, foram ofertadas 100 vagas que devem ser expandidas até o final de 2019, na fabricação de telhas.
“A meta é chegarmos a 300 funcionários. Instalamos em Rio Claro devido ao polo regional muito forte na indústria cerâmica, pela questão logística e até para entrar e implementar mais na questão ligada à região sudeste e ao grande centro comercial que é São Paulo.
O município deu toda a assessoria necessária para a implantação da indústria, nos atendeu e nos informou de uma série de critérios e mostrou o que o município tem de bom para o nosso setor”, relatou o diretor Robson Minotto, que esteve em Rio Claro para o evento.
No ramo de alimentação e há 20 anos em Rio Claro está a UAI Salgados, que com três unidades em Rio Claro e uma em Curitiba, viu a necessidade de expandir novamente. “Temos hoje 450 funcionários, produzimos 150 mil salgados por dia, 15 toneladas de pão de queijo/dia e com maior orgulho estamos ampliando.
Alugamos um galpão de 1.600 metros para o projeto e vamos ofertar pelo menos mais 50 vagas de emprego com investimento por volta de 1 milhão de reais”, disse o sócio-proprietário Carlos Eduardo Altomar.
O Secretário Municipal de Governo, Francesco Rotolo, destacou algumas ações do município que foram fundamentais para agilizar os trâmites exigidos na instalação ou ampliação. “Devemos ser facilitadores dentro da legislação vigente, da melhor técnica também e que consiga transformar em facilidades para as empresas investirem e se instalarem em Rio Claro.
Exemplo: encurtar prazos, um alvará que demora 20 dias, se a gente fizer um esforço, sai em três dias; a Certidão de Uso de Diretrizes de Solo, que demorava de 30 a 60 dias, hoje sai com três dias; os processos para serem analisados: também estamos encurtando os prazos e isso facilita bastante. Porque o empresário quer rapidez, agilidade; ele precisa começar a implementar e faturar”, destacou.
Os investimentos das empresas estão na casa de 50 milhões de reais. “Nos últimos dois anos, Rio Claro se destacou entre as cidades da região com a geração de empregos”, concluiu o prefeito Juninho da Padaria.