Representantes das Santas Casas e hospitais filantrópicos de todo o Brasil estiveram reunidos nessa quarta-feira (20), em Brasília, para discutirem assuntos ligados às linhas de crédito de FGTS, além de ações e programas do Ministério da Saúde.
Convidados pelo presidente da Frente Parlamentar Mista, deputado federal Antonio Brito (PSD), a Santa Casa de Rio Claro foi representada pelo vereador Yves Carbinatti (PPS). “Eu alinhei alguns outros compromissos que já estavam na minha agenda para poder atender ao convite, já que a saúde pública e a Santa Casa em especial são assuntos de grande importância para o nosso município”, comenta Carbinatti que está em Brasília desde terça-feira (19) buscando recursos para o município .
Também estiveram presentes representantes da Caixa Econômica Federal, do BNDES e do Ministério da Saúde para debater a situação financeira e de gestão das instituições. O objetivo, segundo o coordenador da Frente, é a busca de novos recursos para as entidades com incentivos aos contratos hoje feitos pelo governo federal, estadual e municipal através do Sistema Único de Saúde (SUS). Também foram destaque as dívidas das Santas Casas de todo o país, que hoje já somam 22 bilhões.
No ano passado, através de medidas provisórias, o governo disponibilizou uma linha de financiamento com recursos do FGTS para rolagem das dívidas, porém, a medida ainda não foi regulamentada. “Sabemos que a Santa Casa de Rio Claro é um exemplo de gestão, porém, também sofre com a defasagem da tabela SUS, que causa um grande déficit”, explica o vereador.