Eleito pelo partido Democratas, Henrique Macedo Neto, conhecido como professor Ju, assumiu a presidência da Câmara de Corumbataí para o biênio 2019-2020.
Em entrevista ao Centenário, o vereador destacou que o cargo confere mais responsabilidades. “A responsabilidade aumenta como presidente da Câmara”, disse o parlamentar ao destacar a união do Legislativo.
Entre as realizações em sua gestão, o democrata conta que a reforma administrativa, proposta pelo prefeito Leandro Martinez (Democratas), foi um grande avanço para o município. “O projeto tramitou durante dois meses no Legislativo e os vereadores puderam analisar e apresentar algumas alterações”, conta.
De acordo com ele, a proposta do prefeito reduziu custos para a máquina pública. “O prefeito cortou muitos gastos e a reforma contou com a colaboração dos vereadores, que estavam atentos com isso”, frisa.
A reforma cortou pela metade os cargos comissionados do Executivo, que antes contava com 22 vagas. A aprovação aconteceu em fevereiro deste ano.
Professor Ju foi responsável pela indicação que foi incluída no projeto aprovado da reforma administrativa e que oferece um dia de folga no aniversário do servidor. “Tem que seguir algumas regras, como ter somente até três faltas, desde que sejam justificadas e não possuir faltas injustificadas”, explica.
Sobre os motivos que levaram à indicação, o parlamentar argumenta que a valorização do servidor é a principal. “Em relação ao dia de folga pelo aniversário do servidor, foi pensando na valorização do servidor público. Esse foi o principal motivo de apresentar essa indicação”, conta.
ESTRUTURA
A estrutura da Câmara conta com cinco funcionários, conforme informou o professor Ju. “O custo da Câmara já é o menor possível. Somos em nove vereadores e nosso custo é bem reduzido”, esclarece.
CÂMARA
A Câmara de Corumbataí está em sua 17ª legislatura e é formada pelos vereadores Ivanildo Siqueira, o Nildo (PDT), Vera Lúcia Altarugio (PSDB), Marcelo Martins da Silva (PPS), Elisane Bertanha (PPS), Mauro de Géa (PSD), Amarildo Benedito de São José (PDT), Daniel Zaine Borgo (Democratas), Isaura Bortolin (PDT), além do professor Ju.
PROJETOS
Como vereador, o professor Ju destacou que pretende ampliar o projeto Aluno nota 10, que homenageia os alunos da rede municipal e estadual e que teve início em 2018. “Foi homenageado um aluno por série do primeiro ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio em 2018”, diz.
O parlamentar acredita que é uma forma de estimular o aluno a ter um desempenho melhor na escola. “Queremos aumentar para pelo menos dois por série. Estamos pensando em um menino e uma menina”, esclarece.