Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Deputados eleitos em São Paulo tomam posse na Assembleia Legislativa
Os 94 deputados eleitos para atuar no Legislativo paulista pelos próximos quatro anos tomaram posse na tarde dessa sexta-feira (15), no Plenário Juscelino Kubitschek. A solenidade marca o início da 19ª Legislatura (2019-2023) e foi presidida pelo deputado Cauê Macris (PSDB). Autoridades dos três Poderes, convidados e populares lotaram o Palácio 9 e Julho para a sessão, iniciada às 15 horas.
Foram reconduzidos ao cargo 42 parlamentares, outros 48 assumiram as vagas pela primeira vez e quatro, que tiveram mandato em anos anteriores, retornaram à Casa. A mesa foi formada pelo governador João Doria (PSDB), o presidente da Alesp, deputado Cauê Macris (PSDB), o primeiro secretário da Casa, deputado Luiz Fernando Teixeira (PT), o segundo secretário da Casa, deputado Estevam Galvão (Democratas), além do vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Artur Marques.
No discurso de abertura, o presidente da Alesp destacou os desafios que os parlamentares enfrentarão nesta legislatura que se inicia. Seguindo determinação do Regimento Interno da Assembleia, o presidente leu o compromisso regimental em nome de todos os eleitos e, em seguida, realizou a chamada nominal dos deputados diplomados para fazer o juramento. Na sequência, os 94 parlamentares que tomaram posse juraram respeitar a Constituição e a confiança depositada neles pela população. A partir de então, os deputados receberam a declaração de posse.
Alesp
Em sessão marcada por bate-boca entre aliados da deputada Janaína Paschoal (PSL) e do presidente Cauê Macris (PSDB), o tucano foi reeleito nessa sexta-feira (15) para comandar a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) por mais dois anos. Com apoio de 21 partidos, incluindo PT e PSB, Cauê Macris obteve 70 votos, contra 16 votos de Janaína.
Daniel José (Novo) e Mônica Seixas (PSOL) tiveram 4 votos cada um. A eleição de Cauê mantém uma hegemonia de praticamente 24 anos do PSDB na Casa – a exceção foi a vitória do atual vice-governador Rodrigo Garcia (DEM), em 2005.
Moro
O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou nessa sexta-feira (15) um sistema com dados de homicídios, roubos, furtos e outros crimes cometidos em todo o país desde 2015. O sistema, disponível no site da pasta, reúne informações de boletins de ocorrência de todos estados e do Distrito Federal.
Os dados são enviados ao ministério, que analisa e valida os números antes da publicação. Neste momento, as informações disponíveis são de 2015 até outubro de 2018. De acordo com o ministério, atualizações com dados mais recentes serão feitas sempre na primeira quinzena de cada mês.