Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Deputado pede participação da comunidade em audiência pública
Começa nesta segunda-feira (11), em São Paulo e Bauru, a série de audiências públicas que será realizada para discutir a concessão do lote “Piracicaba-Panorama”, que envolverá 1.201 quilômetros de rodovias. Na terça-feira (12), a partir de sugestão apresentada pelo deputado estadual Aldo Demarchi (Democratas) na Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa, a audiência ocorrerá em Rio Claro, a partir das 10h30, no auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM), localizado na Rua 6, 3.265, Alto do Santana.
No mesmo horário, a Artesp organizará evento semelhante em Osvaldo Cruz. A programação termina quarta-feira (13), em Rancharia.“É importante que a população compareça à audiência pública para conhecer o novo modelo de concessões e manifestar sua opinião sobre o que deve ser feito para melhorar as estradas de Rio Claro e região”, destaca o deputado.
Ele adianta que um dos projetos que serão executados prevê diversas obras no trecho urbano de Rio Claro da Rodovia Washington Luís (SP-310). “É um investimento superior a 200 milhões de reais que defendemos na Comunicação de Transportes e Comunicações”, assinala Aldo Demarchi.
Declaração
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou nessa sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, que o ministério está “equilibrado” ao ter 20 ministros e duas ministras. Na opinião de Bolsonaro, cada ministra vale por “dez homens”. Bolsonaro deu as declarações ao participar no Palácio do Planalto de uma cerimônia de comemoração do Dia da Mulher, na qual estavam ministras e funcionárias do governo.
CCJ
O presidente da Câmara federal, Rodrigo Maia (Democratas-RJ), informou nessa sexta-feira (8) que vai marcar para quarta-feira (13) a instalação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. A CCJ é a primeira etapa de tramitação da reforma da Previdência. Uma vez aprovada na comissão, a proposta de mudanças nas regras previdenciárias seguirá para uma comissão especial, que vai ser criada exclusivamente para analisar o conteúdo do texto.
Números
Números divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nessa sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, indicam que cresceu nos últimos dois anos o número de processos em andamento no Poder Judiciário de casos de feminicídio, violência contra mulher e adoção de medidas protetivas. Segundo quadro elaborado pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ, no ano passado, havia mais de 1 milhão de casos pendentes de violência doméstica, 13% a mais do que em 2016.