Muita gente fica muito ligada ao passado.
Conversam sempre com aquele jargão de que “no meu tempo era tudo melhor” e acabam se esquecendo de viver o presente e vivem se lamentando muito das coisas que acontecem no seu dia a dia.
Você conhece alguém assim? Esse tipo de pessoa não assume a responsabilidade das coisas que acontecem com elas, são chamadas de “vitimismo”. Alguém tem que ser culpado por tudo o que acontece na vida delas.
O passado pode servir de aprendizagem e de motivação para modificar seu futuro. Se você não está gostando do que está vivenciando no seu presente crie algo melhor para seu futuro. Por isso que Jesus já dizia: “que os mortos enterrem os mortos”, ou seja, deixe o passado para trás e siga adiante.
Já te contei a estória daquela senhora que viajava no trem? Uma senhora viajava em um trem leito da mesma cabine que a dona Sabedoria viajava e não conseguia dormir. Todas as vezes que pegava no sono, ouvia os gemidos de uma mulher que reclamava o tempo todo: ai, ai que frio que eu sinto!!! Ai, ai que frio que eu sinto!!! E por um período bem curto, parava. E quando a dona Sabedoria ia pegar no sono, novamente ouvia aqueles gemidos.
Não tendo outra opção, levanta e pega o cobertor que estava ao lado da senhora reclamante, cobre-a e volta para sua cama. Quando estava quase pegando no sono, novamente ouve as queixas dessa senhora, que diz: ai, ai, ai, que frio que eu sentiaa!!! Ai, ai, que frio eu sentiaa!!!
O passado tem muito sentimento de culpa, incapacidade de não ter resolvido da forma como queria, raiva de outras pessoas ou de si mesmas e também de vitórias, conquistas e realizações. O futuro é incerto e ao mesmo tempo repleto de possibilidades, muitas vezes de medo e insegurança. O que sobra é o presente, um reflexo de tudo o que você pensa em que acredita e vivencia.
Não existe “vida” sem você, apenas um potencial inerte que necessita que você lhe confira significado, forma e propósito. A vida está esperando por você para vivê-la da sua forma. “Viver” é um verbo; isso significa agir, e esse é o ponto. A vida está esperando que você aja, exercite seu livre-arbítrio, escolha seu caminho usando seus princípios para invocar a mágica por trás da criação, a fim de viver com a qual você sempre sonhou. Esse é o motivo de você estar aqui.
Eu não sei como está vivendo sua vida hoje. Eu também não sei se está gostando do que está vivenciando hoje. E também não sei se você já pensou algo a respeito do que está recebendo hoje. O que eu sei é que não importa o que está ocorrendo com você agora, tenha coragem, olhe para frente e deixe coisas do seu passado para trás, porque o que já foi, já era. Pense nisso!