Data mais do que significativa, o Dia da Mulher é um marco de conquistas. Mudança de costumes, direito ao voto, liberdade individual, entre tantas outras.
Não é preciso usar capa para ser super-heroína. Muitas vezes, ela está do seu lado no ônibus, caminhando pela rua ou no supermercado pronta para dar bom dia.
São essas mulheres que trabalham e constroem um Brasil melhor, oferecendo todo esforço para esse novo caminho. É o caso de Solange Volpato Bernardo, de 54 anos de idade.
Ela é encarregada de setor no Supermercado Pantoja e faz a diferença na vida dos frequentadores do estabelecimento. Clientes relataram que a generosidade e entusiasmo da profissional geram bom humor nas pessoas. “Sempre quando vou ao supermercado, em função de já conhecer minha preferência, já oferece a promoção de cerveja romarinho, que eu adoro”, relatou ao Centenário um dos clientes do estabelecimento.
AVANTE
Em entrevista, Solange, muito bem humorada, ressaltou a data comemorativa. “O Dia da Mulher é uma data muito bem lembrada, pois cada uma tem seu mérito”, enfatiza.
Ela analisa que as mulheres têm alcançado boas posições no mercado de trabalho e que o esforço tem as colocado em lugar de destaque.
“Temos exemplos de várias mulheres guerreiras, batalhadoras e, o principal, vencedoras. E cada vez mais estão ganhando espaço em todas as áreas de trabalho.
PAIXÃO
Atuando há 24 anos no Supermercado Pantoja, Solange já se tornou parte orgânica do estabelecimento. “Adoro o que faço, que é lidar com o público. Atender bem, sempre com um sorriso no rosto, com educação e respeito”, diz sobre o segredo do sucesso de sua função.
Sobre como driblar os dias ruins, foi enfática: “problemas todos nós temos, mas temos que saber separar. Mesmo nos dias difíceis, temos que lembrar que estamos ali para fazer o melhor e com carinho e amor”.
RELACIONAMENTO
Solange afirma que em sua carreira prossional nunca sofreu preconceito por ser mulher. Ao contrário, ela diz que devido à sua atividade, que é auxiliar o público, é sempre bem quista. “Os clientes são, nesse trabalho que faço, quem tento ajudar, esclarecendo dúvidas e, às vezes, ouvindo sugestões. Tento acatar algumas ou repassar para poder melhorar cada vez mais. Afinal, o bom atendimento é tudo, principalmente com a palavrinha ‘bom dia’”, destaca.
ESPAÇO
A profissional diz que as mulheres ganham espaço a cada dia, seja no mercado de trabalho, nas conquistas de direitos e nas relações interpessoais. “Acredito que estamos ganhando nosso espaço sim, apesar do nosso país não ter muitas regras”, pondera.
Ela analisa que de sua adolescência para os dias de hoje, muita coisa mudou, então, não conhece as mudanças. “Não que eu esteja velha”, brinca.
EM DEZ ANOS
Proativa, Solange se vê daqui a dez anos com três filhos e três netos, nora, além de muitas batalhas vencidas. “Muitas vitórias, com saúde e aprendendo cada vez mais com eles e com a vida, cada dia um flash diferente”.
POR FIM
“Gostaria de agradecer aos diretores do Supermercado Pantoja: Humberto, Luiz, Rosan e Maria. São 24 anos juntos, com respeito e amizade. Só tenho a agradecer. Desejo a todas as mulheres saúde, sabedoria e paciência, principalmente para minhas colegas de trabalho”, finaliza.