Na sessão plenária da Câmara dos Deputados no dia 20 de fevereiro, deputados pararam para escutar um jovem deputado, eleito pelo Estado do Espírito Santo, chamado Felipe Rigoni, primeiro deputado cego do Brasil.
Além de um discurso de unidade do País em favor de agendas de crescimento, referenciando o quanto é pequeno ser oposição por oposição, o mesmo destacou um outro ponto importante, não só para pessoas com deficiência, mas para todos nós. Relatou que ao ficar cego, seu pai, de forma simples, disse, quando o mesmo estava chorando: “você tem a escolha”. Naquele momento, ele não entendeu, mas depois de anos passou a entender.
É fundamental, a partir do momento em que você se vir em uma situação que, muitas vezes, parece sem solução, buscar uma nova forma, no caso de ter adquirido uma deficiência, como é o caso de um dos colunistas aqui (Paulo Meyer, que tem uma limitação na função da visão-cego), aceitar e buscar uma nova maneira de viver; você adquire uma limitação, mas você tem a vida.
O jovem deputado citou em seu discurso: “o ser humano pode se desfazer de qualquer coisa, menos da liberdade de escolher que atitude tomar diante da circunstâncias”, e aí está, não é uma deficiência, uma limitação funcional que pode parar a vida de ninguém. Este jovem pode ser considerado um exemplo, hoje deputado Federal, formado em Engenharia, mestre em Politicas Públicas, com uma limitação visual, sim, mas com capacidade. Fez a escolha correta: viver e ser muito útil à sociedade.
GIRO INCLUSIVO
28 de Fevereiro, dia Mundial de luta pelas Doenças Raras.
Aconteceu no último dia 28, na Alesp ( Assembleia legislativa do Estado de São Paulo), o encontro #todospelosraros. Cerca de 6.800 doenças raras, 2,5 milhões de pessoas com doenças raras no Estado de São Paulo. Rio Claro foi representado no encontro pelo Assessor dos Direitos da Pessoa com deficiência, Paulo Meyer, e a Câmara Municipal representada pelo vereador Geraldo Voluntário.
Vans adaptadas
Contemplado através de emendas impositivas dos deputados federais Guilherme Mussi (pedido do vereador Júlio Lopes) e Tiririca, chegaram a Rio Claro duas vans para a área da saúde. A Fundação de saúde vai utilizar estas duas vans, que cada uma tem 3 lugares para cadeirantes e 6 para pessoas sem dificuldades de locomoção, para transporte para viagens para tratamento, dentro e fora do município.
Paraolimpíadas
No dias 20 a 24 de fevereiro, atletas de Rio Claro disputaram vagas na modalidade atletismo, na Capital Paulista . Bianca Garcia ficou com ouro na corrida 100m feminino; Abideraldo Aparecido Canovas, com prata no arremesso de peso; e Lucas Torresin ficou em terceiro em uma das séries do 100m masculino.