Nutritiva, saborosa e que ajuda a repor as energias.
Que tal no fim da folia dos bailes de carnaval experimentar uma deliciosa canja? Pois é! A ideia não é atual no fim da festa. Em Rio Claro, os clubes Grupo Ginástico e Grêmio Recreativo da Cia. Paulista sempre ofereceram canjas nos finais da festa de Rei Momo. Os saudosos Restaurante do Meu Irmão, Chopão, Bar do No e Garrafão também mantinham no cardápio a gostosura para atender a clientela ávida por energia para aguentar mais alguns minutos com os amigos.
O tradicional Chopp e Cia. também oferecia o prato. A prática era comum entre as décadas de 70 e 90, mas depois foi perdendo a força no município. Contudo, no Brasil, muitos lugares ainda mantêm a tradição, que remonta à época do império. Conta-se que nos bailes do império teve início a prática de, depois da festividade, servir o prato. Para tentar reviver esse saudoso prato, o Centenário apresenta uma deliciosa receita de canja de galinha. Confira:
INGREDIENTES
Meia colher (sopa) de óleo, 1 cebola picada, 1 talo de salsão, 1 peito de frango, 2 tomates sem pele e sem sementes (opcional), 3 tabletes de Caldo Galinha, 2 cenouras picadas, 2 batatas picadas, 1 xícara (chá) de arroz lavado e escorrido, 2 colheres (sopa) de salsa picada.
MODO DE PREPARO
1 – Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o salsão.
2 – Acrescente o peito de frango e deixe dourar.
3 -Junte os tomates e deixe cozinhar até que comecem a se desmanchar.
4 – Adicione 1 litro e meio de água, os tabletes de caldo, as cenouras e as batatas.
5 – Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos.
6 – Junte o arroz e deixe no fogo baixo por cerca de 15 minutos ou até que esteja cozido.
7 – Retire o peito de frango, espere esfriar um pouco e desfie-o.
8 – Junte o frango desfiado e sirva a canja polvilhada com a salsa.
Congelamento: se desejar, congele a sopa embalada e etiquetada. Leve ao freezer ou duplex por até três meses. Para descongelar, deixe-a de véspera em geladeira.
RENDIMENTO: 6 PORÇÕES
PREPARO: 01:00
DIFICULDADE: FÁCIL