Água empossada, mato nas calçadas, lixo e, segundo moradores próximos, a situação tem influenciado também para o surgimento de caramujos.
O local apontado por leitor do Diário do Rio Claro fica na Avenida 44, entre ruas 10 e 11, bairro Alto do Santana. Não é de hoje que a população tem reclamado e alertado para a falta de manutenção das calçadas que ficam intransitáveis e, em todos as regiões da cidade, é possível constatar situação semelhante. Os próprios moradores questionam a atitude dos demais, que deixam em má conservação.
A prefeitura ressalta que manter em ordem a calçada em frente à residência é obrigação do dono do imóvel. A legislação municipal que dispõe sobre o assunto é a lei complementar número 20, de 20 de abril de 2007. Ressalta também que a manutenção dos terrenos baldios particulares limpos e sem mato também é obrigação dos proprietários.
Quando o município limpa um terreno particular, manda a conta aos donos faltosos e usa os recursos em despesas gerais do município. O ideal não é a prefeitura fazer o serviço e cobrar. É fundamental que os proprietários façam sua parte e mantenham seus terrenos limpos durante o ano todo, assim, a prefeitura pode concentrar os serviços nas áreas e vias públicas.
Também é importante frisar que a prefeitura faz a limpeza de terrenos de proprietários faltosos junto com os demais serviços de limpeza da cidade, de acordo com o atendimento em cada região.