Dos 148.667 mil eleitores de Rio Claro, 95.633 ainda não realizaram o cadastramento biométrico obrigatório.
A informação é do chefe do cartório da Zona Eleitoral 110, Guilherme Taufic.
De acordo com ele, o movimento diário para a realização do cadastramento não atinge um terço do volume esperado. “O movimento diário tem sido de apenas um terço do número de comparecimentos que precisamos para não haver filas no final do prazo”, disse à reportagem.
Taufic pede que os eleitores se adiantem na realização do procedimento para evitarem filas e não perderem o prazo para a realização do cadatramento biométrico.
ATENDIMENTO
O atendimento para o cadastro pode ser agendado, para maior conveniência do eleitor, por meio do site www.tre-sp.jus.br, mas o agendamento não é obrigatório. Conforme Taufic, os eleitores também poderão comparecer diretamente aos cartórios do município.
SANÇÕES
O eleitor que não realizar a biometria terá o título cancelado e não poderá votar nas próximas eleições. “Também terá o CPF bloqueado, além de sofrer impedimentos com passaporte, empréstimos em bancos, matrícula em universidades e inscrição em concursos públicos”, explica.
DNI
Taufic garante que a biometria vai garantir a segurança do voto e os dados coletados serão utilizados para a emissão do Documento Nacional de Identidade (DNI) e do e-título.