Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Ex-governador do Rio de Janeiro relata esquema de propina em sua gestão
O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral prestou depoimento, na tarde dessa terça-feira (26), na 7ª Vara Criminal Federal, no Centro. Na audiência pedida pela defesa do ex-governador, ele deu mais detalhes sobre os esquema de corrupção, voltou a admitir ter recebido propina e chegou a dizer que dinheiro e poder são um “vício”. Cabral foi preso na Operação Lava Jato em novembro de 2016 e suas condenações somam 198 anos e seis meses de prisão.
Entre as declarações, ele admitiu que o esquema de “toma lá dá cá” era instituído no governo; que empresários dão dinheiro a campanhas em troca de vantagens; que recebeu mais de R$ 30 milhões de propina e caixa 2 do empresário Arthur Soares, o Rei Arthur; pediu desculpas ao juiz Marcelo Bretas por ter mentido antes: ‘dói muito’; confirmou que US$ 100 milhões nas contas dos irmãos Chebbar no exterior eram dele; que 90% do que diz o delator Carlos Miranda é verdade; que o ex-governador Pezão recebeu propina e mesadas; que o ex-prefeito Eduardo Paes recebeu dinheiro de empresários ligados a ele para a campanha, mas que não fazia parte da organização.
No início da audiência, Cabral citou os nomes de ex-colaboradores no governo como o ex-secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, e Régis Fichtner, ex-chefe da Casa Civil do Rio de Janeiro.
Visita
O deputado Federal Baleia Rossi, líder da bancada do MDB na Câmara Federal, visita Rio Claro nesta quinta-feira (28).
Ele comparece às 16h30 na Santa Casa e se reunirá com a provedoria e médicos do setor de Oncologia para discussão de emendas e leis que possam buscar recursos para a Santa Casa de Misericórdia.
Na pauta da reunião estão recursos para a UTI, Centro Cirúrgico para oncologia e atendimento específico às mulheres e ainda Santa Casa Estratégica visando o aumento de repasse do governo Estadual para o hospital.
O deputado participa também às 18 horas da apresentação para as lideranças regionais da Casa de Ulysses Guimarães, cuja fundação Nacional é curadora de todo o acervo histórico do rio-clarense Ulysses Guimarães.
Pronto para outra
O presidente Jair Bolsonaro passou a manhã de ontem (27) no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para fazer uma avaliação médica. Ele se submeteu a uma cirurgia no final de janeiro para reconstruir o trânsito intestinal e ficou internado 18 dias na capital paulista. De acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital, Bolsonaro se encontra em “excelentes condições”.