A esquerda, a direita e a reforma da Previdência…
Confesso que me faz muito triste o posicionamento – de uma pequena parte (é verdade) – de facebookers.
Os psicopatas de esquerda (esquerdopatas) e os psicopatas de direita (direitopatas) discutem o sexo dos anjos (se vestem azul ou rosa).
Os esquerdas dizem que estão tirando o direito dos aposentados, o que é uma tremenda mentira, pois os direitos adquiridos são intocáveis.
Os da direita não dizem nada a respeito, pois, no fundo, até concordam com os da esquerda.
Mas de ambos os lados, ninguém aponta um caminho para o salvamento da Previdência Social brasileira.
Esse sistema de previdência já nasceu falido. Eu ouço essa discussão e a previsão de colapso no sistema há pelo menos 50 anos, desde quando comecei a me interessar por economia.
E é muito simples explicar. Em meu tempo de juventude surgiu um consórcio onde aquele que fosse sorteado deixaria de pagar a prestação e já teria o seu bem quitado. Foi um sucesso de vendas, lógico. Entre aqueles que não compraram o plano estava eu. E o meu raciocínio era lógico, se os sorteados não pagariam mais, quem é que garantiria os futuros prêmios?
Sim, pois, ao sair um do grupo, o valor arrecadado já não seria suficiente para cobrir o valor do bem a ser adquirido. E não deu outra. O famoso consórcio abriu falência, com pouco tempo de existência, deixando na mão milhões de pessoas.
E o sistema de Previdência Social no Brasil é muito semelhante. Paga-se por algum tempo e depois você só fica recebendo sem contribuir com mais nada. Sem contar os famosos espertalhões que inventam situações e acabam se aposentado por vários tipos de motivos, com idade muito baixa.
Desde a década de 60, ouço que a previdência social é deficitária e que o governo é obrigado a deslocar dinheiro de outras áreas para cobrir o rombo.
Portanto, dizer que é mentira que a previdência social não é deficitária é pura “psicopatia”, na direita ou na esquerda.
Dizer que Bolsonaro quer tirar direitos dos trabalhadores também não passa de doença mental. Assim como também o é dizer que Lula é o culpado pela previdência estar na situação que está.
Aos “esquerdopatas” e aos “direitopatas” é preciso dizer que se não se fizer alguma coisa hoje, e é o que o governo atual está tentando, nossos filhos e netos correm o sério risco de não terem o que receber como aposentadoria. E isso que estou escrevendo, não é política partidária não, é matemática simples.
Agora, se as medidas do governo vão dar certas ou não, é muito difícil dizer. O que eu sei é que, depois de muito tempo, alguém está tentando.
Também é preciso que os brasileiros, principalmente aqueles de Facebook, deixem de se preocupar com a situação da Venezuela e olhem para dentro de seu país, a situação aqui não é das mais abonadoras para ficarmos comprando briga de outros povos.
Portanto, deixemos de acusar Maduro, deixemos de acusar Trump. Deixemos de discutir se Bolsonaro é mais bonitinho que Lula. Busquemos soluções para o Brasil, dentro do Brasil…