A base para que as empresas possam definir, medir e referenciar seus resultados é a informação.
Apesar disso, é comum encontrar organizações que pouco ou quase nada tem de informação para balizar suas ações. São empresas que vivem de forma reativa e cuja preocupação é apenas com o fazer.
Informação gera conhecimento, que gera novas informações e assim cria-se um circulo virtuoso. O maior problema, porém, é que o nível de informação deve ser confiável e isto também não é fácil de encontrar – muitas vezes.
As informações são dados dotados de relevância e propósito, ou seja, os dados vêm antes das informações e as informações, por sua vez, são necessárias para promover o conhecimento e o desenvolvimento organizacional.
O maior ativo de uma empresa – seu conhecimento, está na cabeça das pessoas. É o que chamamos de conhecimento tácito.
Por mais que uma empresa se preocupe com o conhecimento que ela possui sobre seus produtos, serviços e dados administrativos e financeiros, isto não será suficiente para assegurar seu crescimento, se ela não transformar o conhecimento tácito em conhecimento explícito.
O conhecimento explícito é aquele que apesar de estar disponível para ser utilizado, é passível de ser organizado e disponibilizado segundo as necessidades e sob critérios de autoridade e responsabilidade organizacional previamente definidos. O conhecimento explícito pode estar em relatórios, banco de dados e sob a forma de indicadores de gestão.
A conversão do conhecimento de um tipo em outro é muito importante para o desenvolvimento dos profissionais e consequentemente da empresa.
Os indicadores de desempenho, uma das maneiras de organizar o conhecimento explícito, é um dos principais sistemas utilizados para melhorar o resultado empresarial, uma vez que eles aplicam a informação para gerar conhecimento sobre o negócio e seu desenvolvimento.
Nós podemos e devemos medir o desempenho de qualquer atividade ou processo em uma empresa, levando-se em conta sua relevância e seu impacto no resultado.
Além do mais, quando acompanhamos o resultado dos processos e os transformamos em indicadores, é possível agir para sua melhoria, atuando previamente para impedir resultados indesejáveis, ou mesmo para estabelecer metas a serem alcançadas.
Outro fator de fundamental importância em um sistema de indicadores de desempenho é que podemos compará-los com referenciais de mercado e ou de segmento e atividade para uma indicação precisa de como a empresa está posicionada em relação aos seus competidores.
Tenho realizado a implementação de indicadores de desempenho em empresas de vários portes e nos mais variados segmentos de negócio; e tenho constatado a mudança nos resultados dos processos e no desempenho global dessas organizações.
Ser crítico em relação aos dados e informações é muito importante em qualquer atividade, porém, mais relevante ainda é saber utilizar essas informações para o conhecimento e o desenvolvimento do negócio. Até…
Informamos que a partir de 10 de março, a coluna do Professor Moacir será publicada quinzenalmente, aos domingos, no caderno Sunday