É fundamental conscientizar os proprietários de cães e gatos, que a castração não serve apenas para controlar a superpopulação, mas contribuir para o aumento da longevidade e qualidade de vida dos animais. É muito comum as pessoas sentirem-se mal com a decisão de castrar seu animal, principalmente se ele for macho. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os animais só cruzam para a reprodução, não desenvolvem relações afetivas ou familiares como ocorre com os humanos.
A fêmea sendo castrada antes do 1º cio, a possibilidade é quase zero de desenvolver tumores de mama (que são os mais comuns em cadelas idosas). Além de prevenir o câncer, a castração apresenta outros benefícios como: evita crias indesejáveis; a piometra (grave infecção uterina); episódios frequentes de “gravidez psicológica” e suas consequências como infecção das mamas; doenças sexualmente transmissíveis; evita a perpetuação de doenças geneticamente transmissíveis como epilepsia, displasia coxo-femural, catarata juvenil; evita problemas de pele provocados por distúrbios hormonais; e o grande incomodo de ser perseguida por machos no cio.
Assim como acontece com as fêmeas, nos machos também traz vários benefícios como: a diminuição do risco da incidência de tumores testiculares bem como do câncer de próstata, hérnias perineais, hipertrofia prostática (que é causa frequente de infecções urinárias e muito comum em cães idosos) e a melhora no comportamento do animal, que não terá mais a necessidade de demarcar território.
A castração é rápida, na fêmea ela se chama OSH (Ovário-Salpingo-Histerectomia) e consiste na retirada do útero e dos dois ovários. E no macho se chama Orquiectomia, que é a retirada dos dois testículos, e não da bolsa testicular. Todo e qualquer procedimento cirúrgico envolve o risco da anestesia, porém, já existe um método anestésico mais seguro. A anestesia inalatória (mistura de gás anestésico com oxigênio) permite o controle constante da dosagem com a rápida resposta do organismo e a significativa redução dos riscos em comparação com os anestésicos injetáveis. Outra vantagem da anestesia inalatória é que ela leva o animal a um maior grau de relaxamento, facilitando a intervenção cirúrgica.
Não tenha dúvidas a respeito dos benefícios da castração, estes são comprovados cientificamente e na maioria dos países desenvolvidos ela ocorre cada vez mais cedo.
Colaboração: Dra. Marita Pilon Toledo (CRMV – 22802) / Clínica Rio Vet – Avenida 22, 659, Santana – Telefones: (19) 3534-3021/3023-2227 / Emergência: (19) 9.8196-3198