O Carnaval terá início já na próxima semana mas, este ano, uma vez mais, o rio-clarense não terá a oportunidade de acompanhar os desfiles que, por anos, mobilizaram as tradicionais comunidades do samba rio-clarense, assim como milhares de foliões, não somente da Cidade Azul, mas também de todo Estado e de inúmeras regiões do país.
As agremiações carnavalescas sempre atraíram público significativo que, por decorrência, movimentava o comércio local, fomentando a economia do município. As agremiações, no entanto, não se acomodarão e farão acontecer neste Carnaval. O Diário do Rio Claro entrou em contato com representantes das escolas a fim de saber a respeito das atividades para as festividades de Momo.
A Casamba
A bateria da agremiação irá se apresentar no Jardim Público no próximo domingo (3), às 18 horas. De acordo com informações, trata-se do único compromisso oficial da escola. Muitos integrantes irão desfilar em escolas de samba de Cordeirópolis, ao passo que outros prestigiarão os desfiles do Rio de Janeiro e São Paulo. No próximo dia 15 de março, após os Carnaval, a entidade prepara um evento, cujos detalhes serão informados em breve.
Samuca
A programação samuqueira, a despeito da ausência dos desfiles em Rio Claro, será recheada. Hoje (24), último domingo de ensaio, que será realizado rua, com roda de samba, a partir das 19 horas. Na quinta-feira, dia 28, o último ensaio com roda de samba, mas na quadra, também às 19 horas. Na sexta-feira, dia 1º, diversas apresentações em instituições beneficentes da cidade.
No domingo (3), apresentação para grupos da terceira idade na Philarmônica e desfile no Anhembi, em São Paulo, em parceria com a Escola de Samba Pérola Negra. Na segunda-feira (4), apresentação do show de carnaval no Jardim Público, às 18 horas e, às 20 horas, na Passarela do Samba de Cordeirópolis. Por fim, na terça-feira (5), apresentação do show de carnaval nas ruas da Boa Morte, em frente à quadra da agremiação, às 17 horas, e festa de carnaval com Samba D’Aninha na quadra, a partir das 19 horas. Ingresso antecipado no valor de 15 reais.
Grasifs
Neste domingo (24), a escola realiza reunião a fim de definir a programação, mas, conforme informações iniciais passadas à reportagem, a agremiação, no sábado (2), se apresenta no Jardim Público e, no domingo carnavalesco (3), também se fará presente na Passarela do Samba, na vizinha Cordeirópolis. Na segunda-feira (4), em Santa Cruz da Conceição.
Uva
No próximo domingo (3), realiza desfile em parceria com a Grasifs na cidade de Cordeirópolis. Quando da segunda-feira (4), desfile novamente em parceria com a Grasifs na cidade de Santa Cruz da Conceição. Por fim, na terça-feira (5), apresentação do samba show na Praça Central, em Rio Claro.
Prefeitura – programação
A Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur), divulgou a programação para os dias de folia que se aproximam. E a realização do Carnaval na Praça é o destaque. O evento acontece no Jardim Público nos dias 2, 3, 4 e 5 de março e contará com diversas atrações musicais, espaço kids com distribuição de guloseimas e ainda área de alimentação.
Para este ano, a novidade fica por conta do “cardápio” musical preparado nos mínimos detalhes para quem gosta de brincar no Carnaval ouvindo as tradicionais marchinhas, axé e sambas variados que vão desde os enredos de escolas de samba, até os pagodes que embalam gerações. A abertura oficial do Carnaval na Praça será feita no sábado (2), a partir das 18h30, pela banda Batuque da Nêga.
A noite reserva ainda as apresentações do grupo Jeito Simples e da escola de samba Grasifs – A Voz do Morro. No domingo (3), os foliões vão participar do “esquenta”, a partir das 16 horas, com programação especial de marchinhas carnavalescas. O grupo de pagode Tem Fuzuê entra na sequência. A programação do segundo dia de evento tem a apresentação da escola de samba A Casamba e, no encerramento, Jorge Soares e Banda.
A segunda-feira de Carnaval (4) terá início às 18 horas no Jardim Público. Após o esquenta com marchinhas, será a vez da escola de samba Samuca se apresentar. O palco conta ainda com a segunda apresentação da Banda Batuque da Nêga e Balaio de Gato.
No encerramento da programação, terça-feira (5), o esquenta no Jardim Público terá início às 16 horas com marchinhas e axé. A banda Tem Fuzuê entra no palco às 16h30 e, depois, será a vez da escola de samba Unidos da Vila Alemã (UVA) se apresentar. No encerramento da noite, Jorge Soares e Banda.