A prefeitura de Rio Claro continua investindo para melhorar a infraestrutura da Guarda Civil Municipal (GCM).
Depois de adquirir munição, fardamento e novos equipamentos, a prefeitura fez a renovação da frota de veículos da corporação com aquisição ou locação de 19 novos carros e motos que serão utilizados para rondas e outros procedimentos. Os veículos foram entregues nessa sexta-feira (22).
São dez veículos zero quilômetro, sendo sete carros modelo Space Fox da Volkswagen, um Toyota SW4 e dois modelos Voyage, que fazem parte do lote de veículos alugados pela prefeitura. A prefeitura também entregou duas das cinco motos que adquiriu com recursos próprios.
As outras três motos estão sendo adaptadas e serão entregues posteriormente. A frota ainda conta com três pick-ups do modelo Volkswagen Amarok, que foram compradas pela prefeitura para uso da Defesa Civil e da Guarda Municipal, e uma Captiva Chevrolet.
“No início do governo, encontramos a frota da guarda sucateada com a maioria dos veículos sem condição de uso. Com trabalho e planejamento, estamos renovando a frota para melhorar as condições de trabalho dos guardas que prestam importante serviço à comunidade”, declarou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, ao fazer a entrega das novas viaturas.
“Mesmo com dificuldades financeiras, estamos conseguindo investir em saúde, educação e segurança em benefício de todos, mas principalmente daqueles que mais precisam”, disse Juninho, que agradeceu a integração da Polícia Civil e Polícia Militar com a Guarda Municipal em prol da segurança pública.
Outros investimentos feitos pela prefeitura na compra de equipamentos, fardamentos e realização de cursos e treinamentos também foram destacados. “
Apesar das dificuldades financeiras, o município tem investido para melhorar a infraestrutura da Guarda Municipal e também para capacitar os homens com a realização de cursos e treinamentos”, afirmou o coronel Marco Antonio Bellagamba, vice-prefeito e secretário de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário. De acordo com ele, o funcionamento da GCM depende de homens, comunicação e viaturas e a prefeitura tem conseguido fechar esse tripé de forma positiva.
O presidente da Câmara Municipal, André Godoy, ressaltou a contribuição das novas viaturas para o trabalho dos guardas municipais. “Esses novos veículos garantem a vocês melhores condições para o desempenho de suas funções, trabalho tão importante para a segurança pública de Rio Claro”, assinalou André Godoy, reforçando que a Câmara Municipal está à disposição para apoiar toda iniciativa que beneficie a população.
Também participaram da entrega das viaturas os vereadores Geraldo Voluntário, Adriano La Torre, Hernani Leonhardt, Ney Paiva, Irander Augusto e Júlio Lopes. Representantes da Polícia Militar também participaram do evento.
Em breve, a segurança pública em Rio Claro será reforçada com Leitores Automáticos de Placas (LAP) que estão sendo instalados e testados. Os LAPs serão interligados ao sistema Detecta, uma ferramenta do governo estadual que integra informações dos bancos de dados de diversas áreas ligadas à segurança. Com isso, será criada uma “muralha digital” nas entradas da cidade.