Moradores de uma residência em Rio Claro levaram um grande susto nesta semana.
Uma das pessoas, ao chegar, constatou que a caixa de energia do imóvel tinha acabado de explodir e por pouco a casa não pegou fogo. A mulher foi até a rede social fazer um alerta quanto ao perigo e também questionando como a população deve agir e a quem recorrer nesses casos.
Nas redes sociais, alegou que o marido acionou o Corpo de Bombeiros, e que a ele foi dito que era preciso ligar na Elektro primeiro. “Não tem uma linha de emergência, fiquei aguardando ouvindo desesperada aquela música. Se tivesse pegado fogo na minha casa, como agir?”, desabafou no relato.
O Corpo de Bombeiros foi consultado para saber sobre este tipo de ocorrência. “Se tiver início de curto-circuito, tem que acionar o bombeiro 193. Mesmo que tenha energia ligada, o bombeiro pode chegar no local, isolar, avaliar, e acionar a Elecktro para apoio”, explicou o comandante da corporação, Tenente Fábio Henrique Giovani.
Sobre este caso, o Tenente ficou de averiguar o que teria acontecido no acionamento.
A Elektro, por meio de nota, esclareceu que as equipes da concessionária devem ser acionadas em situações que envolvam o fornecimento de energia elétrica ou que comprometam a segurança envolvendo a rede elétrica. Entre os serviços disponibilizados, os principais são: avisos de falta de energia nas unidades consumidoras, segurança que envolve a rede elétrica, vistorias em padrão de entrada, atualização cadastral de conta, débito automático em conta de energia, segunda via de conta e acompanhamento de solicitações.
A empresa destacou os canais de atendimento aos clientes, como Aplicativo móvel Elektro Fácil, site: www.elektro.com.br, e-mail: atendimento@elektro.com.br, chat, SMS: 26530, Central de relacionamento com Clientes: 0800-701-01-02, e Atendimento Presencial: Endereço: Av. 16, nº 2.358, Jd. São Paulo.
VIAS PÚBLICAS
Por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, os assuntos relacionados à expansão ou manutenção da iluminação pública de Rio Claro são de responsabilidade da prefeitura, que deve fazer a substituição de lâmpadas, reatores e chaves de comando.
Quem observar lâmpadas que não acendem à noite ou acesas no período diurno, deve entrar em contato com a prefeitura, que recebe as solicitações 24 horas online, inclusive, aos sábados, domingos e feriados, pelo endereço eletrônico www.rioclaro.sp.gov.br/iluminacao.
Segundo a prefeitura, o prazo para a realização de reparos a partir da solicitação dos munícipes é de dois dias úteis, ou seja, 48 horas, excetuando finais de semana e feriados. É importante que, ao notar problema na iluminação pública, a pessoa informe o número de identificação do poste na hora de fazer a solicitação de reparos.
Todos os postes de iluminação pública de Rio Claro têm um número, o que facilita à equipe de manutenção encontrar a unidade com problemas e tomar as medidas necessárias com mais rapidez.