Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Agência determina inspeções diárias em mineradoras com barragens
A Agência Nacional de Mineração (ANM) informou nessa segunda-feira (11) que determinou às mineradoras que façam inspeções diárias em barragens de rejeito classificadas como alteamento a montante, do mesmo tipo da que rompeu em Brumadinho, no último dia 25. As informações sobre as inspeções deverão ser enviadas para o Sistema Integrado de Gestão de Segurança de Barragens de Mineração.
Quem não cumprir a determinação poderá ser multado e até ter a barragem interditada.As empresas que possuem este tipo de barragem deverão apresentar no prazo de até 30 dias Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) da barragem. A declaração deve levar em consideração “todos os estudos necessários à verificação da efetiva condição da estrutura, incluindo estudo de susceptibilidade à liquefação para condição não drenada, sob pena de sanções previstas na regulamentação vigente, incluindo multas e interdições”.
Além disso, as empresas terão que realizar na barragem, reservatório e área de influência da estrutura inspeção com métodos indiretos, tais como geofísica, microssísmica ou outros métodos que possam apoiar as análises do comportamento no interior da barragem, de modo a complementar as informações sobre o estado da barragem, desde que não interfira na condição de estabilidade da estrutura e antecipar até o dia 30 de abril a instalação das sirenes.
Nota do editor
Um dos mais importantes jornalistas do país, Ricardo Boechat morreu em um acidente de helicóptero na tarde dessa segunda-feira (11). Boechat fez história na imprensa e era um dos poucos profissionais combativos, com análises sempre certeiras do contexto político brasileiro. Uma perda para o jornalismo de transformação social e uma lacuna que dificilmente será preenchida nestes tempos de fake news.
Boechat entra para o rol de profissionais de imprensa que foram tomar um bom uísque na redação do poderoso chefão – o editor maior da vida – ao lado de Fausto Wolff, Paulo Francis, Ibrahim Sued, Millor Fernandes, Sérgio Porto, Henfil, Tarso de Castro e outros companheiros da notícia. Conforme me disse Wolff ainda em vida, um copo de água e um girassol para você, Boechat.
PTB
Na sessão da Câmara de Rio Claro dessa segunda-feira (11), o vereador Rafael Andreeta (PTB) declarou que seu partido sempre concedeu liberdade para atuar no Legislativo e destacou que a decisão da sigla abandonar a base governista demorou para acontecer. “Respeito meu partido, onde nunca fui cobrado, mas demorou para se desligar do governo”, disse ao destacar que foi a melhor decisão, visto o andamento da administração.