Recentemente, participei de uma discussão muito interessante sobre um assunto que, vez ou outra, permeia as conversas entre executivos e gestores de uma maneira geral.
É muito comum as pessoas terem uma preocupação sobre qual o modelo de gestão as empresas adotam ou deveriam adotar. A procura por um modelo pronto – padrão, pode afastar a empresa de seus objetivos.
Um modelo, segundo a origem no Latim, significa molde, fôrma.
Quando nosso foco é uma gestão que busque a excelência, seu fundamento deve levar em conta o ambiente, as pessoas (profissionais e clientes), os processos e os recursos.
Neste sentido, falar em modelo é muito “complicado”, pois cada empresa vive e convive com ambientes muitos particulares em função de seu produto, serviço e de sua relação com os clientes.
Clientes, como sabemos, se comportam de maneira diferente, mesmo em mercados de mesma atividade.
A percepção dos clientes sobre os produtos e serviços oferecidos varia em função de aspectos que, muitas vezes, sofrem o impacto do ambiente e não somente pela qualidade e apresentação do produto/serviço.
Já os funcionários – profissionais que prestam serviço às empresas, de igual modo são muito suscetíveis aos aspectos e influencias externas ao ambiente da empresa e seu comportamento no ambiente interno pode variar da mesma forma.
Com relação aos processos, eles são diretamente afetados pelo diferenciais apresentados pelos produtos e serviços no mercado, ou seja, produtos e serviços similares não são produzidos da mesma forma.
Os recursos, por sua vez, estão diretamente relacionados com a capacidade que cada empresa possui em determinado momento, e que são também determinantes para sua apresentação e oferta no mercado.
Como podemos perceber, são inúmeros os fatores que concorrem para uma definição do Modelo de Gestão praticado por cada uma das empresas. Desta forma, para falar em modelo, é preciso entender primeiramente o contexto de cada empresa e suas peculiaridades.
Por mais que se busque um modelo, o que poderemos encontrar é uma referência – o que é perfeitamente possível e aceitável, porém, sempre levando em conta que uma referência necessariamente não irá abranger todas as particularidades presentes no seu negócio e no mercado de atuação da sua empresa.
Do ponto de vista prático e real, não há possibilidade, por menor que seja, de colocar sua empresa em um molde ou ainda em uma fôrma de outra empresa, por todas as principais razões aqui apresentadas.
Ainda que muitos gestores e executivos procurem um modelo para suas respectivas empresas, é importante saber que isto não será de todo possível.
Para deixar claro, explicando didaticamente, um calçado número 42 não irá calçar bem um pé número 40.
Portanto, antes de buscar uma fôrma para colocar sua empresa seria mais interessante entendê-la por completo e buscar algumas referências que possam servir de inspiração para conquistar melhores resultados.
Até…