Os Bombeiros de Rio Claro, Tenente Giovani e Cabo Thomazini, se preparam para retornar para Rio Claro após missão em Brumadinho, onde ajudaram nas buscas das vítimas.
A partida de Minas Gerais está marcada para esta sexta-feira (8), com chegada a Rio Claro neste sábado (9). Os profissionais serão substituídos por outros bombeiros de São Paulo.
O comandante do corpo de Bombeiros de Rio Claro, Tenente Giovani, informou ao Diário do Rio Claro que na tarde dessa quinta-feira (7) os trabalhos de buscas tiveram que ser suspensos devido à chuva. “Nos últimos dois dias, as equipes de São Paulo tiveram algumas missões, sendo uma delas varreduras com cães em algumas áreas e plotando pontos no mapa para trabalho posterior com máquinas”, declarou.
O tenente disse ainda que, em alguns lugares, pontos indicados pelo faro dos cães, realizaram operações de escavações manuais, retiradas de lajes e outras pequenas estruturas na busca de vítimas.
Os dois bombeiros de Rio Claro possuem o curso de Especialização em Busca e Salvamento em Estrutura Colapsadas. Um Curso chamado BREC, que segue doutrina internacional em questão de buscas e resgates nesse tipo de ocorrência.
Mortos
O número de corpos resgatados da lama que vazou da barragem da Vale, em Brumadinho, subiu para 157, segundo comunicado conjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, bombeiros e da Vale divulgado nessa quinta-feira (7). As equipes de busca procuram por 182 desaparecidos.
Dos 134 corpos identificados pelo Instituto Médico Legal, 75 são de funcionários da Vale. Dentre os desaparecidos, 55 são empregados da companhia e o restante são terceirizados ou moradores de Brumadinho que não tinham nenhum vínculo com a empresa.