O Diário do Rio Claro trouxe na edição dessa quarta-feira (6) a situação dos moradores que sofrem com a falta de água.
Em alguns bairros, como informou a prefeitura, os problemas eram pontuais devido às fortes chuvas que prejudicaram a captação, porém, afirmou que, no final da manhã dessa quarta-feira (6), o Daae pode religar a segunda turbina da Estação de Tratamento de Água (ETA) 2, que capta água do rio Corumbataí.
Em contato com os moradores do Jardim das Nações e Benjamim de Castro, que fizeram reclamação ao Diário, a informação é de que a situação ficou normal durante todo o dia.
No fim do dia, a prefeitura informou que o abastecimento havia normalizado e que as fortes chuvas que caíram nessa semana, inclusive, a tempestade torrencial no domingo (3), elevaram consideravelmente a turbidez da água bruta do Rio Corumbataí, fonte de captação da Estação de Tratamento de Água (ETA 2). A situação obrigou o Daae a interromper temporariamente a captação e o tratamento de água da ETA 2 em alguns momentos ao longo da semana para manter a qualidade da água distribuída no município.
Mas por conta da capacidade de autodepuração (recuperação) do corpo d’água do próprio rio, a turbidez foi normalizada naturalmente na tarde de quarta-feira (6), possibilitando que a autarquia voltasse a operar a ETA 2 em sua capacidade máxima na realização dos trabalhos de captação, tratamento e abastecimento de água para 60% da cidade.
Os outros 40% são abastecidos pela ETA 1. A expectativa da autarquia é que a pressurização e o fornecimento de água fossem normalizados em todas as regiões abastecidas pela ETA 2 até a noite dessa quarta-feira (6).
A equipe do Daae contou com o apoio da Defesa Civil em uma descida nas águas do rio Corumbataí numa extensão de aproximadamente 16 quilômetros, que vai do distrito de Ferraz até a ETA 2, no distrito de Ajapi. O objetivo foi verificar se, além das chuvas, alguma outra situação interferiu na turbidez das águas, que atingiu nível elevadíssimo de coloração.
A autarquia ressalta ainda que pode haver situações pontuais de turbidez na água em alguns bairros e orienta a população a relatar eventuais casos ou solicitar descarga de cavalete e teste da qualidade da água em seu imóvel por meio de agendamento, que deve ser feito pelo telefone 0800-505-5200, ou presencialmente em sua sede, na Avenida 8-A, 360, bairro Cidade Nova, de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas.
Mais informações podem ser obtidas pela Central de Atendimento do Daae, no telefone 0800-505-5200.