PRESENTE
Antecipando o Papai Noel, a prefeitura anunciou na noite de terça-feira (5) que pretende conceder um bônus de Natal de R$ 100 aos servidores públicos na festa cristã no final deste ano. Projeto de lei instituindo o benefício será encaminhado à Câmara para análise. Resta saber se o grupo de oposição não vai travar o PL nas comissões permanentes.
BOM VELHINHO
Nem o Bom Velhinho deve ter se adiantado tanto assim na preparação dos presentes natalinos. Caso seja aprovado pela Câmara, os servidores já podem contar com o ovo na cloaca da galinha!
EXPLANATION
Uma leitora do Centenário questionou os apelidos que utilizo na coluna. Ela julga que as nomenclaturas desrespeitam os personagens da política rio-clarense. Respeito a opinião e deixo registrada aqui. No entanto, a intenção não é desrespeitar ninguém, mas evidenciar aspectos constatados por este colunista. Um exemplo é a vereadora ‘muchacha’ Carol Gomes (PSDB), que utilizo a palavra em espanhol para evidenciar que ela é jovem. Outro caso é o ‘entendido’ Paulo Guedes, do mesmo partido, que em suas explanações no plenário da Câmara é sempre eloquente e verborrágico.
O TIRA
O tira Seron do Proerd (Democratas) compareceu de uniforme de gala da Polícia Militar na última sessão da Câmara nessa segunda-feira (4). O vereador confessou a este colunista que a decisão de vestir o manto da PM durante as sessões surgiu do apelido grafado constantemente neste espaço. Fico lisonjeado pela lembrança, vereador, e espero que a mudança também o transforme em um arauto da justiça, não só no aspecto da segurança pública, mas na social também. Rio Claro precisa!
ISOLADO
A muchacha tucana Carol Gomes não se sentou na cadeira que geralmente ocupa, ao lado do entendido Paulo Guedes, que ficou isolado na sessão da Câmara. O motivo é claro: a condenação em primeira instância do colega de sigla por supostamente cobrar parte dos salários dos servidores. A ação foi coerente com as declarações dadas pela parlamentar ao Centenário. Ela espera que o vereador se afaste da atividade para recorrer da decisão. Caso não faça, pretende pedir sua cassação. O cerco está fechando!
CASSAÇÃO
Grupo de manifestantes pediu a cassação do tucano Paulo Guedes por quebra de decoro parlamentar. A tchurma dos cartazes pretende retornar sessão após sessão até que algum vereador formalize o pedido. Parte do grupo é ligado ao PSOL que, vale registrar, é um dos seis partidos da cidade que possui diretório local.
COMISSÃO
Última sessão da Câmara durou menos de 20 minutos e discutiu apenas sobre a composição das comissões permanentes, responsáveis pela análise de projetos que tramitam pela Casa, antes de irem a plenário para votação. Destaque para a comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que tem como presidente o gentleman guy Yves Carbinatti (PPS), que é cadeirante. Mudança na direção da comissão pode interceder pela pessoa com deficiência logo quando da tramitação dos projetos. Levo fé que vai fazer alguma diferença. Força, Yves!
INDECISÃO
Depois de deixar o PTB, que rachou com o governo Juninho da Padaria, o coronel Marco Bellamba ainda não definiu em qual nova sigla vai se filiar. A torcida é que o milistar escolha bem o time, já que tem quem aposte em seu nome para a disputa pela prefeitura em 2020. Não dá para negar. Tem baixa rejeição, boa articulação e carisma!
CABRIOLAS
– Número de farmácias e drogarias em Rio Claro sugere duas possibilidades: ou a sociedade é doente ou hipocondríaca.
-Metrossexual: Há de endurecer, mas sem perder a ternura jamais.
– Orientação: Não desejar a mulher do próximo, sobretudo quando o próximo estiver tão próximo.
– Governo: Merda à vista! Ou em quatro vezes com juros e correção monetária!