O Google anunciou que irá encerrar a rede social no Google+ no dia 2 de abril de 2019.
É o fim oficial de um projeto que nasceu com o objetivo de competir com o Facebook, mas que nunca chegou a se consolidar entre os internautas.
A empresa, que já anunciou sua intenção de fechar a plataforma no ano passado, tinha indicado que isso aconteceria em abril, mas ainda não havia definido uma data específica.
Em novembro do ano passado, os funcionários do Google detectaram uma falha de segurança que expôs informações privadas de 52,5 milhões de usuários da Internet, contribuindo para precipitar a decisão de encerrar a rede social. Outra falha já havia sido descoberta antes.
Os dados pessoais dos usuários que ficaram expostos foram nomes, endereços de e-mail, profissão e idade.
A plataforma esteve vulnerável entre o dia 7 de novembro — data em que o Google lançou uma atualização de software responsável pela falha — e o dia 13 do mesmo mês, seis dias depois, quando a empresa encontrou o erro e o corrigiu.
A companhia disse que não estava ciente de que roubos de informações por terceiros haviam ocorrido durante esse período.
O QUE É
O Google+, G+ ou Google Plus, como também é conhecido, é uma rede social criada pelo Google Inc para facilitar o acesso das pessoas aos assuntos de seus interesses.Ou seja, assim como o Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram, o Google Plus é uma forma de compartilhar informações.
Criado pelo buscador de forma experimental, o G+ surgiu em 28 de junho de 2011 e, em apenas um dia, recebeu uma quantidade “insana” de convites de pessoas interessadas na nova ferramenta da internet.
O G+ se assemelha em alguns aspectos ao Facebook e até mesmo ao extinto Orkut, por conta das comunidades.
Ele possui uma série de funções para ajudar o usuário a interagir de forma rápida com assuntos de seu interesse e facilita o acesso às ferramentas do buscador.