Como sempre, ruas e avenidas ficaram alagadas; regiões já demarcadas com risco de alagamentos e até novas regiões, como o trecho da Avenida Ápia com a Estrada dos Costas que, segundo a Defesa Civil, nunca havia alagado.
O ponto fica Na noite de domingo (3), durante um curto período, choveu a quantidade de 63.6 milímetros em Rio Claro, provocando transtornos em diversos pontos da cidade.
logo após o viaduto próximo à rodoviária que, normalmente, fica intransitável. “Toda a via, quando chove, fica sem possibilidade de tráfego”, informou a Defesa Civil.
Na região do Jardim São Paulo, um ônibus de empresa particular ficou ilhado. Segundo o motorista, ele teria parado o veículo antes da área de risco, porém, a água avançou muito rápido e ficou sem condições de sair. Somente o condutor estava no ônibus, que não teria sofrido danos.
Outros trechos já conhecidos também foram tomados pela água: rotatória da Rua 14 com a Avenida Tancredo Neves; praticamente toda a Avenida Visconde do Rio Claro, incluindo a Avenida 32, próximo ao Lago Azul; Avenida Presidente Kennedy, na rotatória na entrada da cidade; pontilhão da Avenida 29; Avenida Brasil, altura da 50-A, próximo ao Corpo de Bombeiros, e altura da Avenida 80-A; Rodovia Washington Luiz, nos quilômetros 172 e 173; e Avenida Felício Castellano.
Na Avenida Rio Claro, o alagamento poderia ter sido de menor proporção, caso as comportas do Lago Azul estivessem em funcionamento. De acordo com a Defesa Civil, o Lago está cheio, não tem como fazer a vazão e acaba transbordando, causando impacto maior.
Duas árvores também acabaram caindo com a forte chuva: na Estrada Rio Claro/Ajapi, e outra na Escola Agrícola, que a prefeitura deve fazer a retirada.
BURACO
Na manhã dessa segunda-feira (4), um carro acabou caindo em um grande buraco em trecho da Avenida 4 com a Rua 14. Segundo informações da Defesa Civil, é um ponto que sempre apresenta problemas com as fortes chuvas. Desta vez, o Daae teria feito uma obra no local, já há algum tempo, mas ainda faltava o pavimento. Com a chuva, o solo cedeu e abriu uma enorme cratera.
Durante a manhã, funcionários da prefeitura trabalharam no local fazendo os reparos no asfalto; a área está isolada. Mas, ao lado da cratera, no mesmo trecho, outros buracos ainda estão abertos.
DEFESA CIVIL DO ESTADO
A população que deseja receber informações por SMS da Coordenadoria do Estado, em caso de situações anormais e chuvas fortes, pode enviar mensagem para o número 40199, informar o CEP da residência ou de outros locais de interesse em qualquer período e já ficará cadastrada. O serviço de texto fornece informações meteorológicas sobre qualquer um dos 645 municípios do Estado de São Paulo. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP), responsável pelas mensagens enviadas, ressalta que o serviço é totalmente gratuito.
PREVISÃO
De acordo com a Defesa Civil, a previsão é de chuva para os próximos três dias. Para esta terça-feira (5), segundo a Coordenadoria Estadual, a probabilidade de chuva é de 64 milímetros. As temperaturas devem variar entre a máxima de 29 graus e a mínima de 17 graus.