A primeira sessão da Câmara do ano aconteceu nessa segunda-feira (4) e foi marcada pela escolha dos vereadores que vão compor as oito comissões permanentes do legislativo, responsáveis por analisar projetos de leis, moções, entre outros.
A nova formação promete dificultar a vida do prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (Democratas). A oposição assumiu duas das três mais importantes comissões.
PRINCIPAIS
Pastor Anderson (MDB) assumiu a presidência da comissão de Constituição e Justiça, antes ocupada pelo governista Val Demarchi (Democratas). Já Hernani Leonhardt (MDB) presidirá a comisssão de Administração Pública, que estava nas mãos de José Pereira, o Pereirinha (PTB).
Apenas a comissão de Acompanhamento da Execução Orçamentária e Finanças permaneceu com o grupo do prefeito e Geraldo Voluntário (Democratas) assumiu a cadeira que era de Rogério Guedes (PSB).
Consideradas como principais comissões, já que todos os projetos devem ser obrigatoriamente analisados por elas antes de irem ao plenário, a mudança pode prejudicar projetos polêmicos do Executivo, como o do empréstimo de R$ 60 milhões, por exemplo.
Com isso, a oposição vai ter poder de barrar os projetos e impedi-los de entrarem para votação.
ENFRAQUECIMENTO
“Todos os projetos passam por essas três comissões. Hoje, podemos barrar os projetos antes de chegarem ao plenário”, disse o vereador Hernani Leonhardt, que se declarou como oposição ao governo municipal.
O emedebista analisa a mudança como uma demonstração do enfraquecimento de Juninho da Padaria na Câmara. “Faltou uma pessoa para articular em nome do governo na Câmara. Falta líder de governo. Isso mostra a inabilidade do governo”, opina.
Leonhardt disse ainda que o prefeito precisa mudar a postura com sua equipe de governo. “O prefeito tem que dar um choque de gestão no seu secretariado. Não pedimos muito, só que trabalhe e respeite o poder Legislativo. Ele não está respeitando”, declara.
OPOSIÇÃO
O grupo de oposição conta, além de Leonhardt, com Pastor Anderson (MDB) e Maria do Carmo Guilherme (MDB). Com o anúncio do PTB em deixar a base do governo, os vereadores Pereirinha e Rafael Andreeta são os mais novos integrantes do grupo de oposição.
“Estamos articulando a oposição em conjunto”, disse Leonhardt ao destacar que Yves Carbinatti (PPS) e Luciano Bonsucesso (PR) também devem integrar o grupo.
OUTRAS COMISSÕES
O vereador Julio Lopes (Progressistas) assumiu a presidência da comissão de Planejamento, Desenvolvimento Urbano, Política Urbana e Rural Agrícola e Meio Ambiente; Carol Gomes (PSDB) preside duas comissões: a de Políticas Públicas e a de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente; Ney Paiva (Democratas) foi escolhido para presidir a comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana; e Yves Carbinatti (PPS) será responsável pela comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
COMO É
Vale destacar que os projetos têm 180 dias para tramitar entre as comissões da Casa antes de irem a plenário para votação.
Cada comissão é formada por três membros: presidente, relator e membro. Os vereadores podem fazer parte de, no máximo, três comissões.