Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Câmara escolhe deputados que vão compor Mesa Diretora da Casa
A Mesa Diretora da Câmara Federal tem nova configuração. Reconduzido à presidência da Casa pela terceira vez, o deputado Rodrigo Maia (Democratas – RJ) comandará as atividades administrativas e legislativas até 2021.
Com Maia, comporão a Mesa Diretora o 1º vice-presidente – Marcos Pereira (PRB-SP): 398 votos (eleito em primeiro turno); 2º vice-presidente – Luciano Bivar (PSL-PE): 198 votos (eleito em segundo turno); 1º secretária – Soraya Santos (PR-RJ): 315 votos (eleita em primeiro turno); 2º secretário – Mário Heringer (PDT-MG): 408 votos (eleito em primeiro turno); 3º secretário – Fábio Faria (PSD-RN): 416 votos (eleito em primeiro turno); 4º secretário – André Fufuca (PP-MA): 408 votos (eleito em primeiro turno).
Os suplentes serão os deputados Rafael Motta (PSB-RN), Assis Carvalho (PT-PI), Geovania de Sá (PSDB-SC) e Isnaldo Bulhõres Jr. (MDB-AL). Muito emocionado ao assumir o cargo, Rodrigo Maia afirmou reiteradamente que a Casa precisa passar por um processo de modernização. O deputado conseguiu articular uma ampla rede apoio com 15 partidos, incluindo o PSL do presidente da República, Jair Bolsonaro, e partidos de esquerda como PCdoB e PDT.
O parlamentar foi eleito em votação secreta com 334 votos dos 512 deputados presentes na sessão. “[A Câmara] precisa de modernização, modernização e modernização. Na nossa relação com a sociedade, nos nossos instrumentos de trabalho, principalmente as novas ferramentas de comunicação, para que cada um de nós possa estar mais próximo do eleitor, do cidadão”, disse.
Aécio
A defesa do deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) pediu nessa sexta-feira (1º) ao Supremo Tribunal Federal (STF) para arquivar dois inquéritos sobre ele ou remeter os casos a outras instâncias da Justiça.Os advogados de Aécio argumentam que, desde o ano passado, o STF entende que o foro privilegiado só vale para crimes cometidos no mandato e em razão da atividade parlamentar.
Aécio era senador pelo PSDB-MG, e os casos investigados têm relação com o período em que ele exercia o mandato. “Como se sabe, o STF […] deu nova interpretação à abrangência do foro por prerrogativa de função para cravar que somente se encontra no âmbito de sua competência os delitos praticados ‘no cargo e em razão do cargo’”, argumentam os advogados.
Dissidente
Um general da Força Aérea venezuelana disse renegar a autoridade do presidente Nicolás Maduro e reconheceu o líder oposicionista Juan Guaidó como chefe de Estado em exercício, em um vídeo compartilhado em sua conta no Twitter no sábado (2).
Ele é o primeiro militar de alto escalão, na ativa, a reconhecer o autoproclamado presidente interino Juan Guaidó. No vídeo, o general Francisco Yañez, membro da alto comando da Força Aérea, pede aos militares que desertem.
A página do alto comando na Internet lista ele, junto com uma foto, como chefe de planejamento estratégico da Força Aérea. “Me dirijo a vocês para informá-los que não reconheço a autoridade ditatorial e autoritária de Nicolás Maduro e reconheço o deputado Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela”, declarou Yañez, que aparece uniformizado no vídeo, feito em um local desconhecido.
Alta
A Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) divulgou na sexta-feira (1º) a nova tabela de preços do gás natural fornecido pela concessionária Companhia de Gás de São Paulo (Comgás). Os aumentos autorizados pela agência variam de acordo com o perfil dos clientes, segmentados por atividade e volume de consumo.
O gás natural veicular teve reajuste de 40,1%, ficando em R$ 1,79 por metro cúbico. Para os consumidores residenciais, os aumentos variaram de 9,63% para a faixa mais baixa de consumo até 17,93% para o perfil de gasto mais alto.