Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Instalação de aparelho de raios-x na UPA da 29 está em fase final
Após a conclusão das reformas na sala de radiologia da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Avenida 29, em Rio Claro, o novo aparelho de raios-x digital está em fase final de montagem. No final da tarde dessa terça-feira (29), o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (Democratas), esteve no local para conferir o andamento dos trabalhos.
“Em muito breve, tão logo a montagem e os testes forem finalizados, estará disponível para toda população aqui na UPA da 29 mais um, de um total de três aparelhos de raios-x”, disse Juninho referindo-se também aos novos aparelhos de raios-x digital já em funcionamento no Pronto Socorro Municipal Integrado (PSMI) e na UPA do Cervezão.
“O mais importante é que mesmo com as obras e agora com a fase de montagem ninguém ficou sem atendimento. Todas as pessoas que precisam de exames de raios-x estão sendo transportadas para a UPA do Cervezão”, explicou o prefeito. Os novos aparelhos comprados pela prefeitura são modernos, com tecnologia bastante superior aos antigos equipamentos. Juninho agradeceu ainda à Câmara de Rio Claro que devolveu cerca de R$ 1 milhão à prefeitura para investimentos que incluem a construção de seis novas unidades de saúde e o Espaço Mais Saúde, o qual já realizou mais de 33 mil atendimentos como consultas, exames e cirurgias a pessoas que aguardavam na fila de espera.
Lula
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu não comparecer a São Bernardo do Campo (SP) para encontrar a família na quarta-feira (30). No início da tarde, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, concedeu autorização para Lula deixar a prisão e se encontrar com parentes em razão do velório e enterro do corpo do irmão dele, Genival Inácio da Silva, conhecido como Vavá.
Ele morreu na terça-feira (29) devido a complicações de um câncer de pulmão. Pela decisão de Toffoli, Lula poderia se encontrar exclusivamente com parentes em uma unidade militar e foi proibido de ir ao velório, ao sepultamento, usar celulares ou dar declarações públicas e entrevistas à imprensa. A liminar foi proferida cerca de 30 minutos antes do sepultamento do corpo, que ocorreu por volta das 13 horas, no Cemitério Pauliceia, em São Bernardo do Campo (SP).