O cultivo de orquídeas, marcado pela variedade de plantas e flores, apresentando tamanhos, formas e cores diversas, e presentes tanto em meio aos restos vegetais ou arenosos como fixos em rochas ou árvores, tem se expandido por varias regiões e continentes, trazendo sua exuberância e fascínio entre seus admiradores.
Em Rio Claro, notamos que muitas pessoas possuem plantações de orquídeas dentro de suas casas, nos quintais, jardins, alguns para fins comerciais outros apenas para embelezar o ambiente familiar e ainda os que cultivam como uma forma de reunir as espécies para presentear aos amigos.
As orquídeas são plantas que requerem um cuidado e um cultivo árduo, devendo ter informações básicas onde se reúna conhecimento técnico e prático sobre seu plantio e ofereça condições para que a espécie possa se desenvolver saudavelmente e, acima de tudo, garanta que a mesma torne-se vistosa.
No Distrito de Ferraz, em Rio Claro, o Orquidário Lahr vem se destacando pela sua variedade de espécies de orquídeas com diferentes tamanhos, formas e cores, e que tem despertado muita a atenção da população local e da região devido aos cuidados dos proprietários com esta vegetação específica, tornando-se ponto de visitações de orquidófilos de vários pontos do estado.
Segundo o Senhor Jacob Lahr, proprietário do orquidário, o desejo de trabalhar com plantações de orquídeas foi de toda sua família, pois a experiência com a lida no campo, somada às condições que as terras de Ferraz oferecem como a luminosidade, umidade e temperatura, propiciaram o desenvolvimento desta família de plantas, estando no ramo há aproximadamente 18 anos.
Outro ponto destacado por seu Jacob, produtor e proprietário, é que as pessoas que desejam ter orquídeas precisam ter um ambiente propício para seu plantio, e que estimule o crescimento da espécie, ou seja, um ambiente protegido, e que ofereça condições ideais para que as orquídeas fiquem bonitas.
A infraestrutura do orquidário conta com vários viveiros de mudas, barracões que abrigam as espécies floridas, um laboratório onde são produzidas e armazenadas as sementes prontas para a germinação, além de contar com amplo sistema de abastecimento de água adequado para irrigar as plantações.
O orquidário recebe este nome, pois faz alusão ao sobrenome da família de descendência alemã, que foi uma das pioneiras nas propriedades rurais de Ferraz, e sempre teve seu trabalho voltado às atividades do campo, cultivando diferentes espécies de vegetais, dando ênfase maior à produção de orquídeas.
Percebe-se, no entanto, que o cultivo de orquídeas é extremamente sustentável, pois é equilibrado, economicamente viável, produtivo, seguro e promove qualidade de vida em sua amplitude do termo, combatendo os impactos da extração a partir do conhecimento quanto ao ciclo de vida destas espécies, promovendo de forma responsável a produção e preservando espécies nativas em seu habitat natural.
Por Eder Varussa